Novas paradas de ônibus com videomonitoramento, Wi-Fi e USB para carregamento de celulares estão sendo instaladas em Fortaleza por meio do projeto Parada Segura, anunciado pelo prefeito José Sarto (PDT) nesta terça-feira (12) durante live nas redes sociais. Nos próximos dias, cinco novos pontos começam a funcionar na Capital cearense.
Os equipamentos contam ainda com um painel de LED com informações em tempo real sobre o horário exato de chegada dos ônibus no ponto. A tecnologia é interligada ao GPS dos veículos, segundo o prefeito.
No primeiro momento, cinco paradas seguras serão inauguradas nos seguintes pontos:
- Avenida Godofredo Maciel, em frente ao Detran
- Praça da Imprensa, na Avenida Desembargador Moreira
- Avenida Silas Munguba, próxima ao BNB
- Praça da Igreja da Glória, Cidade dos Funcionários
- Avenida Historiador Raimundo Girão, em frente ao Aterro da Praia de Iracema
Conforme José Sarto, serão 15 paradas do tipo até o fim deste ano. Ao fim de 2024, a projeção da Prefeitura de Fortaleza é ter 200 paradas seguras em funcionamento.
Segurança nas paradas
Para tornar as paradas mais seguras, os locais contam com trabalho de iluminação e urbanismo no entorno, além do auxílio de câmera de videomonitoramento. As paradas também possuem área reservada para cadeirantes e pessoas com deficiência.
Segundo Sarto, o modelo tem "caráter preventivo, ajuda a coibir o crime, contribui para localizar suspeitos e colabora com investigações".
"A ideia é que as pessoas carregarem o celular na parada de ônibus. É um novo modelo de abrigo com ferramentas tecnológicas que vai contar com mais segurança e comodidade", pondera o chefe do Executivo Municipal.
Balanço do passe livre em Fortaleza
Ainda na live desta terça, Sarto compartilhou balanços sobre ações da Prefeitura e destacou o passe livre estudantil. Desde o dia 13 de novembro, data da implementação, já foram emitidas mais de 2 milhões de passagens gratuitas para alunos que residem em Fortaleza e possuem carteira de estudante.
Em novembro, foi registrada uma média de 70 mil pessoas por dia útil usando o passe. No primeiro mês de funcionamento, o número de passagens gratuitas chegou a mais 1,3 milhão.
No balanço parcial de dezembro, até essa segunda-feira (11), mês em que a maioria dos alunos está de férias, a média diária tem sido de 66.545 alunos por dia e um total de 673.993 emissões de passagem.
"É uma conquista histórica. Uma política que proporciona inclusão, incentiva a educação, previne a evasão escolar e contribui com a renda das famílias fortalezenses", comenta o prefeito.