O Ceará registrou um novo aumento de casos de Covid-19 na última semana, segundo o novo informe do cenário epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (29). Entre os dia 19 e 25 de novembro, 716 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus.
Na semana anterior, entre 12 e 18 de novembro, houve um total de 247 casos. Os dados vêm dos resultados de testes rápidos e exames RT-PCR realizados no estado.
Inclusive, a positividade também teve salto e foi a 21,3%. De 577 RT-PCR feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), 156 deram positivo.
Entre 25 de outubro e 25 de novembro, 1.777 casos de Covid foram descobertos. O aumento se consolidou em meados deste mês, segundo o informe epidemiológico. O dia com mais registros foi em 20 de novembro, com 154 positivos.
A circulação da nova subvariante, já adiantada na semana passada, segue com influência, conforme a pasta.
"A variante Eris é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Esse é o cenário que provavelmente está se configurando ao longo do mês de novembro”, explica. Ainda de acordo com o gestor, a Sesa está monitorando o cenário epidemiológico, que, até o momento, apresenta um impacto moderado sobre a rede assistencial", comenta secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta).
Covid em esgotos
A concentração de Covid (SARS-CoV-2) nos esgotos de Fortaleza teve um aumento expressivo no mês de novembro, conforme aponta a Rede Monitoramento Covid Esgotos, em nota de alerta. O documento indica que a taxa aumentou 75 vezes em quase um mês na Capital cearense.
Na semana epidemiológica 43, com início em 27 de outubro, a carga viral era de 9 bilhões de cópias por dia por 10 mil habitantes. Já na SE 47, em 24 de novembro, esse número atingiu 681 bilhões de cópias por dia.