A direção da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil divulgou as equipes finalistas do concurso, nesta sexta-feira (29). Entre todos os estados, o Ceará foi destaque com 93 equipes aprovadas nas semifinais. Mais que o dobro do segundo estado colocado.
Os inscritos no ONHB passaram por seis fases online, tendo duração de uma semana cada. As provas contaram com questões de múltipla escolha e a realização de tarefas.
O conteúdo apresentado nas questões da Olimpíada indagaram sobre a História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros assuntos
O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.
Veja ranking:
- Ceará - 93
- Bahia - 43
- Pernambuco - 31
- Minas Gerais - 30
- São Paulo - 29
- Rio Grande do Norte - 13
- Rio Grande do Sul - 11
- Paraíba - 9
- Paraná - 8
- Goiás - 7
Sergipe - 7
Santa Catarina - 7 - Rio de Janeiro - 5
- Alagoas - 4
Amapá - 4
Tocantins - 4
Mato Grosso do Sul - 4 - Amazonas - 3
Acre - 3
Espírito Santo - 3
Distrito Federal - 3
Maranhão - 3
Piauí - 3
Mato Grosso - 3
Roraima - 3
Nas redes sociais, a direção da ONHB, felicitou os aprovados para a final das Olimpíadas.
"Parabéns a todas as equipes convocadas para a grande final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Deixamos aqui nosso agradecimento aos estudantes, professoras e professores, além das escolas que estiveram com a gente em mais uma edição", disse o comunicado da organização.
O estado do Ceará levou o maior número de medalhas da ONHB em 2023, um total de 18. Na sequência, estiveram São Paulo e Pernambuco, com 11 equipes medalhistas cada. Minas Gerais teve oito grupos vencedores.
Final da ONHB
A 16ª edição teve início no dia 6 de maio. Durante o processo, os inscritos participam de seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.