Subiu para oito o número de açudes que já sangraram neste ano de 2022 no Ceará. Nesta quarta-feira (16), diante das recentes volumosas chuvas registradas nos últimos dias, o reservatório Itaúna, na cidade de Chaval, verteu.
O açude, situado na Bacia do Coreaú, tem capacidade para 72,5 milhões de metros cúbicos. Construído em 2001, ele é o sexto maior reservatório cearense.
Atualmente, outros seis açudes também estão sangrando. Já a Barragem do Batalhão, em Crateús, que havia sangrado na semana passada, está agora com 98% de sua capacidade.
Açudes que estão sangrando:
- Caldeirões (Saboeiro),
- Quandú (Itapipoca),
- Germinal (Palmácia),
- Tijuquinha (Baturité),
- Rosário (Lavras da Mangabeira),
- Ubaldinho (Cedro),
- Itaúna (Chaval)
Açude que já verteu neste ano:
- Barragem do Batalhão (Crateús)
Outros cinco reservatórios possuem, hoje, volume acima dos 90% e estão próximos de verter. São eles o Acaraú Mirim, em Massapê; o açude Sobral, na cidade homônima; o Muquém, em Cariús; o reservatório Gameleira, em Itapipoca; além do já citado Barragem do Batalhão.
Na ponta oposta, estão 69 açudes com capacidade abaixo dos 30%, dentre eles o maior reservatório público do Nordeste, o Castanhão, cujo seu índice atual é de 10,5%.
Já o volume médio de armazentamento dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 22,9%.