Um caminhão de coleta de resíduos sólidos da Ecofor passava pela rua Barão de Cotegipe, no bairro Autran Nunes, quando foi engolido por um buraco que abriu no asfalto. O acidente ocorreu no início da madrugada deste sábado (9), porém o veículo só foi retirado do local no meio da manhã, quando um reboque fez o manejo.
Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) detalhou que o incidente aconteceu após uma tubulação de esgoto romper, ocasionando o recalque do asfalto. A estatal apontou que um dos fatores que causaram o caso foi "o despejo irregular de águas de chuva na tubulação, sobrecarregando a rede e levando a situações extremas como essa".
Ainda no comunicado, a instituição disse que a empresa Ambiental Ceará está atuando no reparo da tubulação. "Os agentes de Responsabilidade Social estão prestando toda a assistência necessária às famílias que residem no entorno."
Por fim, a Cagece informou que não há prazo para a conclusão da obra, já que "técnicos da empresa estão avaliando a complexidade da situação para, então, calcular o prazo de conclusão do serviço."
O que aconteceu?
Funcionários da Ecofor relataram que estavam trabalhando quando o caminhão passou no local e o asfalto cedeu. A cratera foi abrindo aos poucos. Primeiro teria caído o pneu traseiro e enquanto o veículo foi afundando lentamente, quem estava dentro conseguiu sair sem ferimentos.
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) estava na rua Barão de Cotegipe auxiliando os trabalhos de retirada do caminhão e minimizando os transtornos causados.
A reportagem tentou contato com a Ecofor, que por meio de sua assessoria, informou que todas as informações serão repassadas pela Prefeitura. Já a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que a Secretaria Municipal da Gestão Regional está analisando o caso.