A requalificação da Avenida Beira-Mar foi entregue em maio de 2022, depois de quase quatro anos de obras. Em 2023, devem ser iniciadas novas obras em parte da via não contemplada na primeira intervenção e mais alguns trechos da orla da Praia de Iracema.
Os planos da Prefeitura Municipal estão em uma licitação a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a ser aberta em março, mas já disponível para consulta no Portal de Compras de Fortaleza.
A obra inaugurada no ano passado contemplou o trecho entre o espigão da Avenida Rui Barbosa até o Mercado dos Peixes. Já a nova intervenção está programada para a área do sentido inverso.
O eixo estrutural envolve a Av. Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar (entre a Av. Rui Barbosa e Av. Almirante Tamandaré), toda a Praia de Iracema e o trecho do Poço da Draga, “unificando e integrando os espaços urbanos”.
As intervenções estão planejadas para 4 regiões. Veja o planejamento para cada uma delas:
Aterro da Praia de Iracema
- Criação de “caminhos” pavimentados entre o mar e o calçadão para aproximar o usuário da faixa de praia;
- Criação de “ilhas de restinga” compostas por mata nativa, para evitar o soterramento dos “caminhos”;
- Implantação de Pracinhas de Convivência e iluminação pública em LED.
Estátua de “Iracema Guardiã”
- Haverá caminhos pavimentados, pracinhas de convivência sombreadas por arborização e iluminação pública de LED;
- Reforma dos revestimentos de piso e do arrimo;
- Criação de setores destinados a vendedores ambulantes.
Praia do Lido/Praia dos Crush
- Vagas específicas dedicadas aos usuários com deficiência do Programa Praia Acessível, além de apoio de guarderia e área sombreada próxima à praia;
- Banheiro público e acessível.
Calçadão das Praias de Iracema e Poço da Draga
- Requalificação urbanística de todo calçadão e implementação do projeto paisagístico do Centro Cultural Belchior até a Ponte dos Ingleses;
- Caminho em deck de madeira interligando a Praia de Iracema à Praia do Poço da Draga;
- Urbanização do entorno do Pavilhão Atlântico;
- Urbanização do espigão do Poço da Draga para facilitar “a caminhabilidade da população local e área contemplativa”.
Financiamento e valor
De acordo com o documento, “a proposta da requalificação é a de oferecer à população de Fortaleza um espaço de convivência, seguro, arborizado e acessível, no qual os cidadãos poderão usufruir ao praticar atividades ao ar livre e à beira mar”.
O valor global da licitação é de R$26,7 milhões. A obra será licitada com abrangência internacional, com recebimento das propostas no dia 1º de março.
O órgão financiador é o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), dentro do Programa Aldeia da Praia - Fortaleza Cidade com Futuro, assinado em 2018.