Avião Beluga tem novo atraso para pousar em Fortaleza por causa de tempestade

É a segunda reprogramação de horário, desde o anúncio do roteiro da aeronave

A passagem do avião BelugaST por Fortaleza, com pouso programado para tarde deste domingo (24), sofreu mais um atraso por conta de uma forte tempestade em Dakar.

Inicialmente, o voo chegaria às 13h. Agora, o pouso é previsto para 16h. É a segunda reprogramação de horário, desde o anúncio do roteiro da aeronave.

A assessoria de imprensa da Airbus informou alteração no horário do voo em comunicado, na manhã deste domingo.

Informamos que, devido à uma forte tempestade no aeroporto de Dakar, o avião cargueiro BelugaST teve a sua decolagem para o Brasil (Fortaleza) atrasada e a nova previsão é que sua chegada em Fortaleza aconteça hoje (24/7) às 16h. Tão logo tenhamos novas atualizações sobre os demais horários (partida de Fortaleza etc.), divulgaremos
Airbus
Assessoria de Imprensa
 
 
A aeronave é uma das maiores de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos.

O nome do avião se deve à semelhança com a Beluga, também chamada de baleia-branca. Não à toa, é apelidado de baleia voadora, devido ao formato similar ao animal e ao tamanho.

Qual o motivo do BelugaST no Brasil?

A carga que o Beluga traz ao Brasil é um helicóptero de luxo modelo ACH160. No céu tupiniquim, a fabricante também fará uma demonstração do transportador aéreo, que entrará no mercado de cargas de grandes dimensões. As informações são do Uol.

Apesar do tamanho, ele não consegue transportar cargas tão pesadas quanto outros exemplares, levando no máximo 40 toneladas. Ainda assim, já sobrevoou com satélites artificiais, veículos espaciais, ajuda humanitária e helicópteros, além de partes de aviões da Airbus.

Como funciona

O Beluga começou a voar em meados da década de 1990, substituindo outro avião com desenho peculiar, o Super Guppy. Uma das principais alterações feitas no A300 para se tornar o Beluga está na na frente do avião, onde fica a cabine de comando. Ela foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga.

O carregamento, por sua vez, é feito levantando a "testa" do avião do mesmo modo que em outros cargueiros, como é o caso do antigo An-225 e do Boeing 747.

A operação é feita com dois pilotos e um mestre de cargas. Ao todo, existem cinco Belugas ST, e a Airbus já conta com um sucessor para o cargueiro, o Beluga XL, maior que o modelo atual e desenvolvido a partir do A330.