Alerta de chuvas e ventos fortes é emitido para Fortaleza e outras 124 cidades do Ceará; veja lista

Funceme prevê chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, na Jaguaribana e no norte do Sertão Central e Inhamuns

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: A cidade de Fortaleza (foto) é uma das que podem amanhecer, novamente, sob chuvas e ventos
Foto: Fabiane de Paula

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de potencial perigo de chuvas e ventos fortes para 125 das 184 cidades cearenses. Estes municípios podem atingidos por ventos com rajadas de até 60 km/h e pluviometria de até 50 milímetros. O alerta é válido até esta quarta-feira (25) às 10 horas, no entanto, pode ser renovado.

Este aviso meteorológico está na classificação de grau um de severidade, em uma escala que vai até 3. Há 5 dias o Inmet não emitia alerta de chuvas ou ventos fortes para o Ceará. Para este alerta atual, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo. 

Estes avisos têm três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

  1. Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  2. Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  3. Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também prevê precipitações para os próximos dias, embora com tendência de volume reduzido ou moderado.

Para esta quarta (24), a previsão é de chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, na Jaguaribana e no norte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, baixa possibilidade de chuva isolada.

Veja também

Já na quinta-feira (25), a Funceme prevê "alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões". 

Chuvas nas últimas horas

Entre as 7 horas de ontem (23) e 7 horas deste terça-feira, a Funceme registrou pluviometria em pelo menos 53 cidades. Os maiores volumes foram anotados em Trairi, com 40 milímetros, seguido por Mulungu (38 mm) e Aquiraz (29 mm). Em Fortaleza, a chuva foi de 11.8 mm.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados