Adolescente salva idoso de engasgo após aprender manobra em escola de Juazeiro do Norte

Adolescente aplicou a técnica de Heimlich em idoso de 66 anos

Escrito por
Nathália Paula Braga* nathalia.braga@svm.com.br

A rápida ação de Rennan Batista, estudante de 12 anos do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, foi crucial para salvar um idoso de 66 anos que se engasgava com um pedaço de carne. O caso ocorreu na noite da última terça-feira (16), no bairro Lagoa Seca, no município da região do Cariri.

O adolescente passeava com sua cadela quando ouviu pedidos de ajuda de uma jovem que tentava socorrer o pai. De imediato, o aluno aplicou a manobra de Heimlich [veja abaixo como realizá-la] e conseguiu desobstruir as vias respiratórias do idoso.  Uma viatura da Polícia Militar prestou apoio em seguida. 

Rennan havia aprendido a técnica em aulas de primeiros socorros oferecidas pela escola.

'Felicidade de poder salvar uma pessoa'

“Aprendemos tanto a manobra quanto outras técnicas de primeiros socorros no Colégio da Polícia Militar. No momento, fiquei eufórico porque era uma vida em perigo, mas depois veio a felicidade de poder ajudar e salvar uma pessoa”, relatou o estudante.

Veja também

Para o subcomandante do 2º CPM, Tenente-Coronel Agra Filho, o episódio evidencia a importância desse tipo de conteúdo ser ministrado em sala de aula.

“Ao chegar ao colégio, todo estudante passa por uma semana de adaptação, que inclui aulas de primeiros socorros. Ver que esse conhecimento ultrapassou os muros da escola e serviu para salvar uma vida é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou. 

Estudante é reconhecido por colegas, professores e familiares 

Na quarta-feira (17), o aluno foi homenageado por professores, colegas e pela direção da unidade escolar. A atitude reforça o compromisso da instituição em formar cidadãos preparados, solidários e conscientes do papel que desempenham na sociedade. 

“Eu e o pai dele estamos muito orgulhosos do filho tão maravilhoso que a gente tem. Um menino cheio de coragem, bondoso e de muita atitude”, declarou Iara Araujo, mãe de Rennan. 

Como realizar a manobra de Heimlich? 

  1. Posicione-se atrás da pessoa: Fique em pé atrás da vítima e envolva a cintura dela com os braços.
  2. Feche o punho e posicione-o: Cerre uma das mãos e a posicione acima do umbigo da pessoa, logo abaixo das costelas. A outra mão deve segurar o punho firmemente.
  3. Realize as compressões: Aplique compressões rápidas para dentro e para cima, como se estivesse fazendo um "J" com o movimento, a fim de levantar a pessoa do chão.
  4. Repita até a desobstrução: Continue as compressões até que o objeto seja expelido ou a pessoa perca a consciência. Em caso de inconsciência, é preciso chamar a emergência e iniciar a reanimação cardiopulmonar (RCP).

Estagiária sob supervisão do jornalista Felipe Mesquita.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados