5 avenidas de Fortaleza ganham monitoramento de ciclistas em tempo real; veja mais movimentadas

Ideia é que dados sirvam para embasar melhoria de políticas públicas de incentivo ao modal

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Totem instalado na Avenida Beira-Mar permite acompanhamento dos números
Foto: Divulgação/Pedala Mais

Cinco avenidas de Fortaleza receberam, em março deste ano, uma tecnologia de reconhecimento de imagem para contagem automática de ciclistas. Ao todo, já foram validadas 6 câmeras que rodam um modelo de reconhecimento para contabilizar quem passa pedalando. Em algumas delas, são mais de 3 mil pessoas por dia.

Até o momento, receberam as novas câmeras, seguidas pela média de ciclistas de cada uma:

  • Av. Beira-Mar - 3.860 ciclistas/dia
  • Av. Bezerra de Menezes - 3.070 ciclistas/dia
  • Av. Germano Franck - 1.560 ciclistas/dia
  • Av. Oliveira Paiva - 1.310 ciclistas/dia
  • Av. Dom Luís - 800 ciclistas/dia

A circulação cicloviária nesses locais pode ser acompanhada em um painel que exibe os dados em tempo real e foi instalado na Avenida Historiador Raimundo Girão, próximo à Avenida Rui Barbosa, em frente ao Ideal Clube.

O projeto é fruto de uma parceria do programa Pedala Mais com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), e tem como objetivo usar a tecnologia como suporte às políticas públicas no Município.

Existe a previsão de instalação de câmeras em mais 5 vias, mas os locais e o prazo ainda não foram divulgados.

Como funciona a contagem?

Os dados sobre quantidade de ciclistas já estavam sendo compilados e utilizados para direcionar ações do Pedala Mais, mas agora qualquer pessoa pode ver em tempo real as contagens através deste link.

Veja também

Segundo o Pedala Mais, para utilizar essa metodologia de contagem em Fortaleza, há um longo processo de validação dos dados. A equipe acompanha os resultados desde outubro de 2023, realizando contagens manuais para entender como o analítico funciona ao longo do dia nos períodos noturnos, em dias de chuva, dias de semana, fins de semana e feriados, de maneira específica. 

Com esse encaminhamento, houve a realocação de câmeras, melhorias de iluminação e otimização dos algoritmos “de tal forma que hoje temos dados com alto grau de precisão de forma fácil e automática”, informa, além de bastante replicável em outras vias.

Legenda: Av. Humberto Monte vem passando por requalificação da ciclovia
Foto: Divulgação/Pedala Mais

Melhoria na estrutura

Além da compilação de dados, o programa tem buscado ouvir os usuários do modal. Em ação que ocorreu na Av. Bezerra de Menezes, ficou constatado que a bike era a principal opção de transporte para 76,9% dos entrevistados, que não têm interesse de trocar o meio.

Os principais motivos identificados para o uso das magrelas foram:

  • Fazer exercício, aliado aos benefícios à saúde: 36,5%
  • Praticidade e conveniência: 25%
  • Mobilidade e economia: 17,3%

Já na análise da infraestrutura, 61,5% das pessoas avaliaram que a cidade ainda precisa expandir e melhorar as condições das ciclovias da cidade. Outros pontos mencionados foram a fiscalização e educação dos motoristas (9,6%) e as condições das vias e buracos (7,7%).

Conforme o Pedala Mais, após a requalificação da ciclovia da Bezerra de Menezes, a Av. Humberto Monte vem passando por melhoria de pavimento e outros ajustes. As obras na via já começaram e devem encerrar ainda no primeiro semestre deste ano.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados