Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: confira programação online e gratuita

As atividades promovidas pelo Sesc Ceará e pela Biblioteca Central do Campus do Pici contemplam contação de história, bate-papos, cursos e presença de convidados locais e nacionais

Escrito por Redação ,
Legenda: Dia Nacional do Livro é comemorado nesta quinta-feira (29)
Foto: Saulo Roberto

Com a proposta de incentivar a leitura e a construção do conhecimento por meio da difusão do livro, da informação e do acesso a manifestações artísticas e culturais, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca chega em 2020 com programação gratuita e virtual, visando as medidas de segurança sanitária necessárias. Até a sexta-feira (30), as atividades ficam por conta do Sesc Ceará e da Biblioteca Central do Campus do Pici, parte integrante da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A data é celebrada nacionalmente e visa atingir principalmente os participantes da biblioteca em geral, sejam eles contribuintes, alunos, professores ou comunidade. Reforçando esse vínculo, o Sesc parte do conceito “Literatura em todo canto”, destacando contação de histórias, bate-papo literário, performances poéticas e oficinas, sempre com a presença de mediadores e convidados locais e nacionais.

Dentre os destaques da programação está o bate-papo com a escritora cearense Tércia Montenegro sobre o seu romance de estreia, “Turismo para Cegos”, com mediação da pesquisadora carioca Rose Soares nesta quarta-feira (28). Já na sexta (30), o encontro marcado é com Daniel Gonçalves – conhecido como Daniel Poeta e neto de Patativa do Assaré - que apresentará a performance poética “O Patativa que eu conheci”. Ambos serão transmitidos pelo canal do Sesc Ceará no Youtube.

A semana também conta com a oficina “Livro: Conservar para não restaurar”, facilitada pelas bibliotecárias Joselane Maciel e Louise Pedraça, na sexta-feira (30), às 14h. São 20 vagas ofertadas e as inscrições seguem abertas até a quinta (29), exclusivamente pelo link cutt.ly/oficina-conservar-livros-sesc 

Já na Biblioteca Central do Campus do Pici, o tema que envolve a data comemorativa é “Democratizando Saberes”. Para tanto, as ações planejadas contemplam minicursos, saraus, divulgação de bibliotecas comunitárias, além de lançamentos e sorteio de livros.

Nesta quarta-feira (28), a escritora Vanessa Passos debate sobre o tema “Processos da escrita e a importância da democratização da leitura”, mediação de Rebeka Lúcio. A live ocorre no Youtube. Por sua vez, a noite fica garantida com o Sarau Ruma, às 20h, com os artistas Felipe Ricardo, Madame Satã, Adri Mathias, Luan Matias e mediação de Baticum Proletário. O momento acontece no perfil da biblioteca no Instagram.

Confira abaixo a programação completa:

Sesc Ceará

Quarta (28)
14h - Leitores e Biblioteca: Bate-papo literário com leitores/frequentadores da Biblioteca Rachel de Queiroz | Mediação: Equipe da BRQ
Transmissão: Google Meet

19h - Conversa com o Escritor: Tércia Montenegro conversa sobre o livro “Turismo para Cegos” | Mediação: Rose Soares (RJ)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará

Quinta (29)
14h - Contação de Histórias: “Bichos, Cantos e Encantos”, com o ator Toni Edson (AL)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará

19h - Bazar das Letras: Saral2# - Uma experiência de acesso à leitura da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, com Talles Azigon | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)
Transmissão: Instagram @livrolivrecurio + @sescce

Sexta (30)
14h - Oficina: “Livro: Conservar para não restaurar” (2h/aula)
Facilitadoras Joselane Maciel e Louise Pedraça
Número de vagas: 20
Inscrições gratuitas até o dia 29/10 (ou até o preenchimento das vagas), exclusivamente pelo link https://cutt.ly/oficina-conservar-livros-sesc
Transmissão: Google Meet

19h - Performance Poética: “O Patativa que eu conheci”, com o poeta Daniel Gonçalves | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)
Transmissão: YouTube Sesc Ceará  

Biblioteca Central do Campus do Pici

Terça (27)
Lançamento do canal do Youtube da BCCP, com a live “A leitura como agente de transformação”, com Richelly Barbosa e mediação de Rebeka Lúcio

No Instagram @bccpufc
Podcast Dica do seguidor

Quarta (28)
18h - Live no Youtube Conversa com a Escritora #01 – Vanessa Passos, com o tema Processos da escrita e a importância da democratização da leitura, mediação de Rebeka Lúcio. Lançamento da revista Biblioteca em Cena.

20h - Sarau Ruma, no Instagram @bccpufc, com os artistas Felipe Ricardo, Madame Satã, Adri Mathias, Luan Matias e mediação de Baticum Proletário. Lançamento do livro Ruma: poemas de sarau

No Instagram @bccpufc
Bota a Tua: #Bibliotecascomunitárias
Podcast Minuto literário
Podcast Dica do seguidor

Quinta (29)

No Instagram @bccpufc
Bota a Tua: #Bibliotecascomunitárias
Podcast Dica do seguidor

Assuntos Relacionados