Escritora cearense Ana Miranda conta em evento como descobriu o livro e a leitura

Momento acontece nesta quarta-feira (21), durante a programação da VI Jornada Literária do Distrito Federal; relato é destinado especialmente a professores e agentes de leitura

Escrito por Redação ,
Legenda: Romancista participará de conferência virtual rememorando primeiros passos no livro e na leitura
Foto: Theo Van De Sande

Uma das mais importantes escritoras cearenses, Ana Miranda tecerá detalhes sobre como descobriu o livro e a leitura na sexta edição da Jornada Literária do Distrito Federal.

O momento acontece nesta quarta-feira (21), às 9h30, por meio dos canais do evento no Facebook e no YouTube. Em face da pandemia do novo coronavírus, a conferência acontece de forma totalmente on-line.

Embora direcionado a todo o público interessado, o relato da romancista é voltado principalmente a professores e agentes de leitura, de modo a fomentar discussões e perspectivas acerca do contato de crianças e jovens, por exemplo, com a literatura.

A Jornada Literária do Distrito Federal segue até novembro com atividades virtuais promovendo acalorados encontros e debates, sobretudo acerca dos universos infantil e juvenil nas letras. 

Trajetória

Vencedora do Prêmio Jabuti, Ana Miranda tem vários títulos publicados. Entre eles, os de maior destaque são "Boca do inferno", "Desmundo", "Amrik" e "Dias & Dias".

Desde criança, a autora já escrevia poesias, cadernos de sonhos, diários ficcionais, e também desenhava, passos que a levaram a se aprofundar na literatura e ser amplamente reconhecida pelo trabalho nas letras.

Em 2009, por exemplo, foi uma das homenageadas do Troféu Sereia de Ouro, honraria concedida pelo Sistema Verdes Mares. Por sua vez, uma de suas conquistas mais recentes é o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, concedido a ela em novembro de 2018. 

No ano passado, foi curadora da Bienal Internacional do Livro do Ceará, lançando, na ocasião, o livro "Mar".

Ana Miranda é colunista do caderno Verso, onde publica textos aos domingos.

Serviço
Conferência "Como descobri o livro e a leitura", com Ana Miranda, na VI Jornada Literária do Distrito Federal
Nesta quarta-feira (21), das 9h30 às 10h30, por meio do Facebook e canal do YouTube do evento

 

Assuntos Relacionados