Elza Soares morreu na mesma data em que Garrincha faleceu, há 39 anos

O craque do Botafogo e companheiro de Elza por 17 anos morreu no dia 20 de janeiro de 1983

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 18:32)
Elza Soares e Garrincha
Legenda: Elza Soares morre na mesma data de Garrincha, com quem foi casada
Foto: Wkimedia

A morte da cantora Elza Soares nesta quinta-feira, aos 91 anos, marca uma triste coincidência. Ela acontece a exatos 39 anos do falecimento do craque Garrincha - de quem foi companheira por 17 anos, ocorrido em 20 de janeiro de 1983. 

Elza e Garrincha se conheceram em 1962, e começaram um romance enquanto o craque ainda era casado. A união oficial entre os dois veio somente em 1966 e durou até 1982, quando o casal se divorciou. 

Em 1976 eles tiveram um filho, Manoel Francisco dos Santos Júnior, o Garrinchinha, morto aos 9 anos de idade em um acidente de carro. 

Segundo assessora da artista, que preparou comunicado à imprensa, a morte da cantora aconteceu por causas naturais.

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", informou parte da nota da assessoria.

O mesmo texto também ressaltou Elza como ícone da música brasileira, pontuando que a artista já havia sido eleita como a Voz do Milênio. "Teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação".

Música até o fim

O comunicado assinado pelos familiares, Pedro Loureiro, Vanessa Soares e pela equipe da cantora ainda destaca a vontade dela de continuar na arte até os últimos dias.

"A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", finaliza a dedicatória.

Elza faleceu no dia 20 de janeiro de 2022, exatamente 39 anos após a morte de Garrincha, com quem manteve relação por pouco mais de 17 anos. O jogador de futebol morreu no dia 20 de janeiro de 1983.

Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026