Unifor abre exposição com 77 obras sobre o Modernismo

Entre os artistas que compõem a mostra estão Anita Malfatti, Hélio Oiticica, Lygia Clark e Tomie Ohtake

Uma riqueza cultural incontável estampa as paredes do Espaço Cultural Unifor com a inauguração da exposição “Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz”, que ocorreu nesta quinta-feira (21). A mostra reúne 77 obras de artistas brasileiros ou radicados no Brasil que marcaram o Modernismo, movimento artístico do início do século passado. 

Entre os artistas que compõem a mostra estão Anita Malfatti, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Emiliano Di Cavalcanti e Tomie Ohtake, além dos cearenses Sérvulo Esmeraldo e Antonio Bandeira. 

A solenidade de abertura teve a presença do prefeito Roberto Cláudio, que ressaltou a importância da mostra. "É um privilégio para a cidade de Fortaleza receber uma exposição com essa qualidade de um período da história brasileira de uma das mais ricas produções culturais". 

A viúva do artista Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, pontuou a presença da obra cinética Excitáveis, criada pelo cratense quando morava na Europa. "É importante que esteja no Brasil e que tenha circulado com um conjunto de arte brasileira. Isso pra mim dá um significado maior". 

"Tá sendo surreal. Você vê várias peças que, inclusive, parece que elas se somam do modo como elas estão montadas. O modo que o 'respiro' é colocado foi muito inteligente: as obras similares estão próximas, entre umas bem diferentes há um espaço bem grande", elogiou a estudante de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Rhanna Rocha.

Serviço
Exposição: Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Período expositivo: 22 de março a 11 de agosto de 2019
Horário de visitação: de terça a sexta: 9h às 19h – Sábados e domingos: 10h às 18h