Saiba tudo que já foi cancelado na cultura por causa de coronavírus

Cresce, a cada dia, o número de bandas, artistas, museus, festivais e produtoras de filmes que cancelaram eventos no Brasil e outros países

O novo coronavírus, covid-19, tem causado uma série de prejuízos ao redor do mundo. Seja pelo alto número de pessoas infectadas e mortas, pela queda na bolsa de valores ou pelos constantes cancelamentos de eventos, a doença respiratória tem causado grande impacto mundial.

Exemplo disto, é o crescente número de bandas, artistas, museus, festivais e produtoras de filmes que cancelaram, adiaram ou mudaram regras de algum evento ou espaço cultural em decorrência da pandemia. Confira a seguir alguns deles:

COMIDA DI BUTECO 2020

A edição 2020 do Comida di Buteco entra para a lista de eventos adiados no País devido à pandemia de coronavírus. A ação, que este ano aconteceria de 10 de abril a 3 de maio, foi transferida para o período de 10 de julho a 2 de agosto.

DFB FESTIVAL 2020

O DFB Festival 2020, que aconteceria entre os dias 1º a 16 de maio, foi adiado conforme orientações das medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde. As novas datas serão divulgadas para a realização do evento.

SKANK  
Prevista para o período de 19 a 29 de março, a “EuroTour2020” foi adiada em função do cancelamento de atividades públicas na maioria das cidades onde estavam agendados os shows, devido à crescente escalada do novo Corona Vírus, Covid-19 e seus desdobramentos. A tour passaria por 8 grandes cidades, em 7 países diferentes do continente europeu, circulando por aeroportos, estradas e ferrovias com equipe de mais de 20 integrantes. Estavam no roteiro as cidades de Paris, Londres, Amsterdã, Dublin, Madri, Barcelona, Torino e Lisboa.

COACHELLA
Um dos maiores festivais de música do mundo, o Coachella, foi remarcado. O evento seria realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 10 e 19 de abril. Agora, acontecerá entre os dias 9 e 18 de outubro. As cantoras Anitta e Pablo Vittar compõe o lineup das apresentações, ao lado de Frank Ocean, Travis Scott, Rage Against the Machine e Lana Del Rey.

LOLLAPALOOZA BRASIL
O Lollapalooza, festival musical que ocorre anualmente em diferentes países do mundo, também foi afetado pelo novo coronavírus. No Brasil, a edição do evento, prevista para os dias 3, 4 e 5 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, agora foi adiada para os dias 4, 5 e 6 de dezembro. Por sua vez, tanto a edição do Chile, quanto a da Argentina foram canceladas. Em ambos os locais a programação começaria no dia 27 de março. Em comunicado, a organização do festival afirmou que está analisando novas datas para possível adiamento. “Diante desse acontecimento sem precedentes, nossa prioridade máxima é preservar a saúde e a segurança de público, artistas e equipe de trabalho, e acatar as medidas preventivas das autoridades públicas e sanitárias.”, informa a nota. 

BACKSTREET BOYS
A boy band, que se apresentaria no domingo (15), em São Paulo adiou o show. Em nota, o grupo afirmou que o bem-estar dos funcionários e do público são prioridades no momento. Ainda não há previsão de nova data, mas a recomendação é que de quem adquiriu o ingresso guardá-lo. 

MC FLY
O McFly adiou sua turnê pelo Brasil para setembro e outubro. A banda inglesa de pop rock tinha sete shows marcados no país entre os meses de março e abril. Os ingressos já comprados serão válidos para as novas datas.

CÉLINE DION
A cantora anunciou o adiamento dos shows da turnê CourageWorldTour na América Norte entre os dias 11 de março a 27 de abril, em comunicado nas redes sociais. As apresentações na cidade de Washington D.C. e Pittsburgh já tem novas datas: 16 e 18 de novembro. Ainda no post, a equipe de Céline afirmou que quem já havia adquirido os ingressos vão receber mais informações. 

BOB DYLAN
Os próximos shows do cantor Bob Dylan no Japão foram cancelados, segundo informou a organização da turnê nesta sexta-feira (13). O cantor faria 15 apresentações em Tóquio e Osaka no mês de abril.

CHER
A cantora Cher também precisou cancelar alguns de seus shows. Pelo Twitter, ela afirmou que a etapa norte-americana da turnê "Here We Go Again Tour" foi cancelada.

FESTIVAL DE CURITIBA
O festival de Teatro de Curitiba foi reagendado para setembro. O início da edição de 2020 evento estava previsto para 24 de março.
"A decisão se deve à segurança e ao cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. Os ingressos já adquiridos continuam válidos para a programação nas datas informadas", diz o comunicado.

PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA
A Primavera Literária Brasileira cancelou a edição de 2020, que aconteceria em abril nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (12) em nota divulgada. O evento é conhecido por reunir escritores brasileiros e pessoas estrangeiras que lecionam ou estudam a língua portuguesa.

GILBERTO GIL
O cantor faria dois shows e a gravação do documentário do encerramento da nova turnê em Kopenhagen, neste fim de semana (14 e 15). À princípio, a equipe não recebeu nenhuma recomendação de cancelamento do evento, mas ao chegar no local das apresentações, o DR Koncerthuset, foi constatado que estava fechado pelas autoridades. Os 3.600 ingressos vendidos estão sendo devolvidos. 

CLAUDIA LEITTE
A cantora precisou cancelar o show que faria no sábado (14) na cidade de Santa Inês, no Maranhão, após sentir sintomas de resfriado. Claudia foi submetida a exames para verificar a contaminação por coronavírus. 

SOUTH BY SOUTHWEST
O festival de música e cinema South by Southwest (SXSW), que aconteceria entre os dias 13 e 22 de março, também foi cancelado. Em comunicado oficial, os organizadores afirmaram que estão estudando as possibilidades de reagendar do evento, que contaria com apresentações de oito bandas e artistas brasileiros. "Ainda faríamos 17 shows por lá, mas tivemos de cancelar. Depois iríamos para Europa, mas, por causa do coronavírus, estamos segurando.Também faríamos o Treefort nos Estados Unidos agora em março, que foi adiado para setembro.", afirmou ao Uol o vocalista do grupo Glue Trip, que se apresentaria no festival.

MAROON 5
Os dois últimos shows da turnê da banda americana Maroon 5 na América Latina foram cancelados nesta quinta-feira (12). Os eventos aconteceriam na Argentina e na Colômbia

THE WHO
Faltando somente quatro dias para começar uma turnê no Reino Unido, a banda de rock The Who cancelou os shows no local.

BTS
A banda sul-coreana de k-pop anunciou em fevereiro que manteria seus shows, mas que eles seriam apresentados sem plateia e transmitidos online ao vivo. Pouco tempo depois, contudo, afirmaram que não fariam mais as apresentações e que não era possível saber se terão novas datas.

GREEN DAY
A banda americana Green Day adiou uma turnê na Ásia, que tinha início marcado para 8 de março. “Guardem seus ingressos. Nós anunciaremos as novas datas muito em breve”, escreveu em seu perfil no Instagram.

CINEMACON
O evento anual CinemaCon, que reúne diferentes profissionais da indústria do cinema, foi cancelado nesta quarta-feira (11). A convenção aconteceria entre os dias 30 de março e 2 de abril em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em nota oficial, o presidente da Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas, John Fithian, justificou que uma parcela significativa de pessoas não poderiam participar da edição.

LOUVRE
O museu do Louvre, em Paris, na França, conhecido por ser anunciou nesta segunda-feira (9) que restringirá seu acesso a pessoas que tenham comprado o ingresso online ou tenham entrada gratuita, como menores de 18 anos, pessoas com deficiência e professores franceses.

MUSEU DO PRADO
O Museu do Prado, o maior da Espanha, fechou suas portas nesta quinta-feira (12).

SP-ARTE
A maior feira de arte da América Latina decidiu adiar sua 16ª edição, marcada para 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, por causa do surto do coronavírus. A organização do evento ainda não publicou um comunicado oficial sobre o assunto. Pessoas ligadas à entidade afirmam, no entanto, que novas datas estão sendo estudadas junto à Fundação Bienal, que em outubro inaugura a exposição principal da 34ª edição do evento.

SÃO PAULO FASHION WEEK
Em comunicado divulgado nessa quinta-feira (12), a organização da SPFW anunciou o cancelamento de desfiles da edição deste ano, que aconteceria entre os dias 24 a 28 de abril. A nota informou ainda que a programação será replanejada. 

Lançamentos de filmes adiados:

SUZANE VON RICHTHOFEN
Os longa-metragens "A Menina que Matou os Pais" e "O Menino que Matou Meus Pais", de Mauricio Eça, que contam o caso do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, tiveram a estreia, prevista para 19 de março, canceladas nesta quinta-feira (12). Ainda não se sabe a nova data de lançamento. Os dois filmes, que estão entre os mais aguardados do ano do cinema brasileiro, retratam as duas versões do caso Richthofen. Uma retrata a perspectiva de Suzane, e a outra a de seu ex-namorado, Daniel Cravinhos.

UM LUGAR SILENCIOSO - PARTE II
O lançamento da continuação de "Um Lugar Silencioso", de John Krasinski, aconteceria no dia 19 de março. A nova data não foi anunciada.

MULAN
Outra estreia adiada foi a versão live-action de "Mulan", marcada para 26 de março. A informação foi divulgada pela Disney nessa quinta-feira (12). Além do longa, a empresa também adiou os lançamentos de  "Os Novos Mutantes" e "Antlers" e ainda não deu novas datas, mas assegura que ainda será este ano. 

VELOZES E FURIOSOS 9
O nono filme de "Velozes e Furiosos" seria lançado em maio de 2020, mas teve a estreia adiada para abril do próximo ano na América do Norte. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (12) pelo perfil da franquia no Twitter. "A mudança vai permitir que a nossa família global experimente este novo capítulo unida. Nos vemos no ano que vem", escreveram os responsáveis.

PEDRO COELHO 2: O FUGITIVO
A animação "Pedro Coelho 2: O Fugitivo" teve o lançamento adiado pela Sony. O filme seria estreado em março, mas, agora, a nova data prevista é 7 de agosto.

MISSÃO IMPOSSÍVEL 7
O sétimo longa-metragem de "Missão Impossível" teve as gravações interrompidas. A equipe estava trabalhando em Veneza, na Itália, o país é o segundo mais afetado pelo novo coronavírus e já tem mais de 12 mil casos registrados.

007 SEM TEMPO – PARA MORRER
O novo filme da franquia de "007" tinha estreia prevista para abril deste ano, mas foi adiada para novembro, conforme anunciou a Universal no dia 4 de fevereiro. Segundo o site The Hollywood Reporter, o prejuízo da decisão será cerca de US$ 30 a 50 milhões [R$ 140.196 milhões a R$ 233.660 milhões].