Ziraldo é reconhecido como pai do “Menino Maluquinho”, uma de suas obras mais famosas. Ele morreu neste sábado (6), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Porém, além da obra, ele também é pai de Daniela, Antônio e Fabrizia.
O artista faleceu em casa, enquanto dormia, conforme informações da família. O velório do jornalista começou às 10h deste domingo (7) no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O sepultamento está previsto para as 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul.
Quem são os filhos de Ziraldo
Em 1958, o cartunista se casou com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos:
Daniela Thomas
Daniela, 64, é cineasta, diretora teatral, dramaturga, iluminadora, cenógrafa e figurinista.
Seu primeiro trabalho teatral foi a cenografia para All Strange Away de Samuel Beckett no Teatro La MaMa, em Nova York. No Brasil, ela se destacou por cenografias do teatro nacional e também escrevendo para o teatro e cinema.
Daniela foi uma das diretoras da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro.
Fabrizia Pinto
Fabrizia Pinto, de 63 anos, é formada em teatro, balé e mímica em diversas escolas estrangeiras, como o Mime Center de Adan Dadrius, Desmond Jones School of Mime e o Lee Strasberg Theatre Institute.
Entre as suas principais obras estão: Da gaivota (1999). Documentário codirigido e produzido com Mari Stockler e Lílian Amarante.Menino Maluquinho 2 - A aventura (1998). Codirigido com Fernando Meirelles.
Antonio Pinto
Antonio Pinto, de 57 anos, é um compositor brasileiro.
Ele é conhecido por trilhas sonoras de obras como Central do Brasil, Cidade de Deus, Lord of War, O Amor nos Tempos do Cólera, The Perfect Stranger e The Host.
Em 2007, Antonio recebeu uma indicação ao prêmio Globo de Ouro de melhor canção original por Despedida, escrita com Shakira para a trilha-sonora do filme Love in the Time of Cholera.
Quem foi Ziraldo
Escritor mineiro, nascido em Caratinga, no dia 24 de outubro de 1932, Ziraldo Alves Pinto recebeu esse nome da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e o de seu pai, Geraldo.
Ziraldo foi um dos maiores cartunistas do Brasil. Além do personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”, ele também criou a Turma do Pererê, entre tantos outros personagens.
Além disso, também era desenhista, jornalista, bacharel em Direito, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. No período da ditadura militar brasileira foi um dos fundadores da revista humorística “O Pasquim”.