Produtora cearense, em parceria com o ICB, lança série virtual sobre os povos ciganos

Projeto apresenta aspectos da comunidade que reúne cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil

Para desmistificar os conceitos sobre os povos ciganos, é lançada nesta quarta-feira (10) a série do projeto “Diálogos Ancestrais e Raiz Calon: Histórias do Passado que Contam o Amanhã”, da produtora cearense Casa das POC Produções Criativas e POC Criação, Produção e Comunicação, em parceria com Instituto Cigano do Brasil (ICB).

O produto audiovisual é composto por cinco episódios que passeiam pelas principais características dessa comunidade. Será lançado um vídeo por dia até domingo (14) no canal do Youtube do ICB.  

“Entendendo que a falta de conhecimento é um dos obstáculos mais evidentes para a falta de interação cultural plena entre os diversos povos, podemos afirmar que, com este projeto, estamos apresentando à população a diversidade, os mistérios, a alegria e a força do Povo Cigano. A partir desta desmistificação, acreditamos que determinados estereótipos construídos a séculos podem ser quebrados”, explica Thyago Ribeiro, um dos envolvidos na produção.  

Ao todo, há pelo meno 3 milhões de ciganas e ciganos que moram ou itineram nos diversos estados brasileiros, de acordo com o cigano Rogério Ribeiro, presidente do ICB e proponente do projeto.  

Produzido durante a pandemia, a série foi “gravada em estúdio respeitando todos os protocolos sanitários vigentes para proteção de todos que participaram do projeto”, afirma Thyago. O produtor conta ainda que foram muitas as dificuldades enfrentadas pela equipe, além da pandemia, os custos da produção.   

“A princípio, realizaríamos apenas um vídeo gravado pelo celular e editado pela própria equipe de produção, mas, para além das máscaras e álcool em gel, do distanciamento mínimo e de outras medidas sanitárias adotadas, realizamos estas gravações com muito engajamento da equipe participante, que entrou como parceira e comprou a ideia de fazer uma produção de alto nível, apesar do baixo custo”.  

Série  

O primeiro vídeo, ‘Origens’, Rogério fala sobre etnia cigana, história, origens e nomenclaturas. Já o segundo, ‘Dança, Música e Alegria’, retrata a importância desses elementos culturais para a construção do indivíduo cigano. Na ‘Religiosidade Cigana’, terceiro episódio, apresentando as práticas espirituais desse povo.  

Com o quarto, ‘Linguagem e Comércio’, são mostrados o idioma cigano, o artesanato, comércio e as questões que permeiam esse assunto. Enquanto no último episódio, intitulado ‘Projetos ciganos e ações humanitárias’, Rogério comenta as ações do Instituto Cigano do Brasil, na perspectiva de proteção dessa comunidade. 

“A princípio, preciso afirmar que não sou cigano. Isto é importante, pois ser cigano não é uma religião, por exemplo, não é algo que se escolhe. Ser integrante do povo cigano é ser integrante de uma etnia, vem a partir de laços de sangue e Rogério Ribeiro, proponente deste projeto, explica de forma muito bonita nos vídeos”, salienta Thyago.  

Para maior difusão deste trabalho, os vídeos contam ainda com recurso de interpretação em libras. 

Serviço

Lançamento do projeto “Diálogos Ancestrais e Raiz Calon: Histórias do Passado que Contam o Amanhã”

Quarta-feira (10), às 17h 

No canal do Youtube do Instituto Cigano do Brasil