Joyce Campos Kornbluh, neta de Monteiro Lobato, morreu aos 93 anos, em Americana (SP). Nascida em Nova York, nos Estados Unidos, em 1930, ela conviveu com o escritor por 18 anos e foi a última parente a ter contato com ele.
A morte foi confirmada pela Prefeitura de Taubaté, cidade em que nasceu Monteiro Lobato. Joyce morreu na última sexta-feira (26), segundo nota da Prefeitura de Taubaté.
"Joyce Lobato foi uma presença marcante e generosa para o Museu Monteiro Lobato, dedicando seu tempo e esforço para manter viva a memória e o legado de seu ilustre avô. Sua contribuição para a preservação da história e da obra de Monteiro Lobato foi inestimável", diz um trecho do comunicado.
O prefeito José Saud decretou luto oficial de três dias no município. Joyce deixa uma filha, Cleo, o cunhado Solomon, e o note Luca Lobato Hill.
O velório e enterro acontecem nesta segunda (29), no Monumental Grupo Bom Pastor, em Limeira (SP).
Inspiração de Monteiro Lobato
Joyce serviu de inspiração para as criações de personagens e histórias de Monteiro Lobato. O escritor usou a neta como fonte de inspiração principalmente no livro "A Reforma da Natureza", de 1939, parte de "O Sítio do Picapau Amarelo".