O cantor Gilberto Gil, que fez 82 anos na última quarta-feira (26), deve realizar uma turnê de despedida dos palcos em 2025, conforme o colunista Ancelmo Gois, de O Globo.
Os shows devem ocorrer na América do Sul, incluindo o Brasil, América do Norte e na Europa.
Ancelmo, que também é amigo de Gil, adiantou que o artista tem apresentações marcadas na Ásia, em setembro. Dentre os locais previstos, estão: China, Japão e Coreia do Sul.
Geração vai se despedindo das turnês
O cantor Caetano Veloso, de 81 anos, tem falado também sobre sua aposentadoria. Em entrevista ao jornal uruguaio El Observador, em junho de 2023, disse que sua turnê "Meu Coco" poderia ser a última.
“Acho que esta turnê pode ser a última que faço voando pelo mundo. Quero voltar a morar na Bahia e cantar lá todas as semanas, e que venha à minha terra quem quiser me ver e ouvir”, disse. Porém, acrescentou que o plano seria difícil, na prática.
Em dezembro do mesmo ano, voltou a tocar no assunto, pedindo para não ser convidado para tocar em atividades, pois precisava de "período de férias radicais".
"Depois dos shows na Concha entrarei em período de férias radicais. Peço que não me convidem para atividades públicas, participações, conceder entrevistas ou emitir opiniões, gravar vídeos, escrever releases e outros textos ou qualquer outra atividade, sobretudo àqueles que sabem que mais me tocariam com seus chamados. Que tenhamos um feliz verão".
Porém, ele segue realizando apresentações, inclusive, em turnê com a irmã, Maria Bethânia. Em Fortaleza, o show será realizado no dia 16 de novembro.
Turnê de despedida de Milton Nascimento
Outra importante figura no mundo da música que já se despediu dos palcos foi Milton Nascimento. Em novembro de 2022, após 60 anos de carreira, o cantor de 80 anos encerrou sua turnê de despedida, chamada "A Última Sessão de Música" no Mineirão, em Belo Horizonte.
O show contou com um público de 55 mil pessoas e teve transmissão ao vivo por meio da Globoplay.