Um ano antes da Bienal do Livro – a próxima deve ocorrer apenas em 2025 – festas literárias têm se disseminado pelo Ceará em clima de esquenta. O objetivo é dar destaque a produções feitas pelos próprios cearenses no campo da leitura e da escrita. Nesse sentido, a Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi) é um dos principais exemplos.
O evento, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult), segue até junho com a realização de diversas atividades. Entre elas, estão produções artísticas e culturais da região, ações formativas e debates com autores, além de feira literária.
Sobral deu pontapé à iniciativa na quinta-feira (2) com direito a reconhecimento a personalidades que contribuíram para a literatura do Ceará. Na abertura oficial, o escritor Domingos Olímpio e a clássica obra "Luzia-Homem" foram os principais homenageados.
No dia 3, também no Teatro São João, no município, um bate-papo em homenagem ao centenário de José Alcides Pinto, jornalista, poeta e escritor nascido em Santana do Acaraú, ocorreu com Léo Prudêncio e Vicente Júnior.
A programação na cidade se encerra neste 4 de maio com oficinas de escritas criativas, contação de histórias, palestras, exibição de documentário, saraus, bate-papos sobre temas como literatura fantástica, apresentações musicais, slams e muito mais. As ações acontecem em diversos pontos, entre escolas, instituições e equipamentos culturais.
Outras praças
Entre os dias 16 e 18 de maio, a Feira Literária chega a Icó e, de 20 a 22 de junho, a Aracati. O roteiro de atividades deve seguir o mesmo esquema, com diversidade de ações em prol do fomento da literatura.
As festas literárias, segundo a Secult, buscam criar uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e literatura, com foco nas produções da atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área.
Cada edição delas contará com uma dupla curatorial, composta por um curador fixo, o poeta Talles Azigon, e uma pessoa convidada de cada cidade/ região. Em Sobral, a dupla curatorial contou com o escritor, artista de Teatro e produtor cultural Mailson Furtado.
A intenção é mesmo descentralizar as políticas públicas voltadas para o setor, em um diálogo frequente com as inúmeras formas de fazer cultura nas diferentes regiões do Estado.
Festas Literárias do Ceará
Em diferentes datas e municípios
Mais informações pelo instagram @feiraliterariace