Na luta para barrar a contaminação pelo coronavírus, atendendo às determinações de isolamento social, famílias estão cada vez mais atentas aos cuidados com a higiene pessoal e de suas residências. O fato é que, para atender a tais recomendações durante a pandemia, não há como evitar o uso exagerado de sabão, detergente, água sanitária, álcool gel, enfim, produtos que costumam ressecar as mãos.
Para amenizar os danos que esses agentes podem causar na pele das mãos e também das unhas, a fisioterapeuta dermatofuncional, Karla Bessa, orienta a como hidratar as mãos com receitas bem caseiras, naturais e práticas.
Segundo a profissional, as fórmulas caseiras mais eficientes nesses casos são as máscaras produzidas com abacate e a com a clara de ovo.O ideal é que as misturas sejam aplicadas sempre ao fim do dia, após realização de todas as atividades domésticas.
As duas opções podem ser aplicadas em dias alternados, com uma média de 15 a 20 minutos, de preferência um pouco antes de antes de dormir. Para remover a máscara, basta água corrente ou o uso de sabonete neutro. Caso não tenha estes ingredientes em casa, a especialista sugere o uso de "um hidratante corporal, que também pode ser aplicado nas mãos. Dê preferência aos que contêm ureia na composição”, aconselha.
Mas o ideal, segundo Karla Bessa, é usar luvas durante o manuseio de detergentes, água sanitária e produtos de limpeza em geral. Isto é fundamental para preservar a saúde das mãos. Veja abaixo duas receitas de hidratação caseira.
Máscara de clara de ovo
Ingredientes:
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 clara de ovo
Modo de preparo:
Misture tudo e aplique nas mãos, em maior quantidade no dorso da mão e sobre os dedos. Deixe agir de 15 a 20 minutos e retire com água corrente.
Máscara de abacate
Ingredientes
1 colher de sopa de abacate
1/2 colher de sopa soro fisiológico ou 1/2 colher de sopa de iogurte natural
Modo de preparo
Misture o abacate ao soro ou ao iogurte e amasse a fruta até atingir uma consistência bem cremosa. Aplique nas mãos com leves movimentos de massagem. Deixe agir de 15 a 20 minutos e retire com água corrente.
Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.
O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
TRANSMISSÃO E CUIDADOS
O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.
SINTOMAS
Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.
PREVENÇÃO
As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.