Equipamentos culturais e parques do Ceará oferecem programação gratuita, respeitando os protocolos sanitários, durante este sábado (31) e o domingo (1º), último final de semana de férias. As atividades vão desde a reabertura de museu até oportunidades de contato com a natureza, como trilhas, aulas de yoga e biodança.
Pensando nisso, o Diário do Nordeste separou algumas atividades que estarão disponíveis durante esse final de semana.
Encontro com a natureza
Para quem está planejando atividade em contato com a natureza, a programação da iniciativa “Viva o Parque” permanece ativa este final de semana.
A ação que tem como meta reaproximar a população do meio ambiente promovendo educação ambiental, através de práticas esportivas, recreação e lazer, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais.
Algumas atividades retornam esse final de semana, como o circuito de arvorismo (apenas no Parque do Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; aula de Tai Chi Chuan; slackline; recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids e cama elástica.
São seis equipamentos ecológicos espalhados, com trilhas, pelo Estado. Em todos os locais, estarão educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) disponibilizando álcool em gel e aferindo temperatura, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizando fiscalização nos parques com programação.
Outra opção de lazer ao ar livre é o passeio de barco pelo Rio Cocó. Os passeios seguem ocorrendo aos sábados, domingos e feriados. Para participar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Para mais detalhes, basta acessar o link.
Reencontro com a história
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), localizado na Região do Cariri, que esteve fechado desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, reabriu na última segunda-feira (26), e segue em programação presencial especial, em comemoração aos 33 anos do equipamento cultural.
O museu reabriu com nova exposição e uma nova forma de contar a história da paleontologia na Bacia do Araripe, além de um espaço dedicado à acessibilidade. As visitas seguem de forma reduzida, mantendo a distância mínima de dois metros, fica proibido tocar nas peças em exposição e o trajeto será sempre acompanhado por um guia.
Em respeito às normas de segurança sanitárias para contenção do novo coronavírus, também é obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso e utilização de álcool em gel na entrada e saída.
Atividades culturais
Na programação cultural do final de semana, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está com programação híbrida, apesar da maior parte dela ainda ser virtual. O Cinema do Dragão, traz neste sábado (31), na “Sessão Clássicos” dois filmes da trilogia das cores do realizador polonês Krysztof Kieslowsk, “A Fraternidade é Vermelha” e “A Igualdade é Branca”.
Os filmes serão apresentados em sessões únicas às 16h30, em cópias digitalmente restauradas.
Já destaque para a programação virtual, é o encerramento do webnário “Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade”, que trouxe artistas e pesquisadores para discutir sobre tecnologia e os modos de composição em arte durante toda semana. A transmissão será ao vivo pelo canal do Dragão do Mar no Youtube, às 15h.
Outro equipamento cultural que tem programação virtual disponível é o Cineteatro São Luiz, dessa vez a programação é infantil, as “Férias no São Luiz”, em formato virtual e com duas atividades no fim de semana. Toda a programação pode ser acompanhada no site e no canal do YouTube e no site.
O Theatro José de Alencar também segue com o “TJA de Férias”. Com programação que pode ser vista pelo Instagram (@tja.theatrojosedealencar), Facebook e Youtube do equipamento, o destaque vai para a exibição do espetáculo “ET Francisco e o Mistério do Significado Real”, do Coletivo Girassóis, às 16h, destinado ao público infantil, neste sábado (31).
À noite, às 20h, também terá exibição do projeto “V desfile transformando”, da Associação de Solidariedade aos Meninos e Meninas de Fortaleza (Casa de Andaluzia).
No Centro Cultural Bom Jardim, a programação de Colônia de Férias segue virtual e gratuita. As atrações são destinadas ao público infanto-juvenil, com indicação de filmes e livros, além de oferecer oportunidades de cursos on-line pela Plataforma Recode. Pode conferir a programação completa no link.