A curiosa estrada artística de Nil Morais

Do sonho de decorar a sala de casa com um xadrez de madeira ao reconhecido ofício de moldar peças

Apesar de mais experiente, Nil Morais também faz parte da nova geração de artesãos de madeira de Juazeiro do Norte. De suas mãos, saiu a escultura de um coração com veias e artérias que estampou o convite da exposição de Weiwei, em cartaz em São Paulo até o dia 20 de janeiro. “Eu já fazia o coração completo, até por causa das promessas mesmo. Só não fazia no modelo com veias e artérias”, conta. 

A trajetória de Nil é curiosa. Há seis anos, visitou o Centro Mestre Noza para encomendar um xadrez todo de madeira. Era seu sonho estampar o objeto na mesa de centro de sua casa. Contudo, à época, não tinha nem a mesa de centro nem a casa. O tabuleiro seria, assim, seu primeiro passo para conquistar os dois sonhos, apesar da complicação em adquiri-lo devido ao alto valor. “Se não posso comprar, será que posso fazer?”, refletiu o jovem, padeiro naquele período.

> Artesanato cearense é presença em São Paulo
> Veja entrevista com Paula Dib
> O artesanato de Beto Soares
> Severino Souza e o simbolismo da arte 
> Natan Alves e a valorização do ofício manual
> Artista plástico Ai Weiwei é descobridor dos Brasis

Confira vídeo com Nil Morais:

Como o preço da própria madeira era caro, Nil estava prestes a desistir. Porém, um artesão, ao notar a insistência do padeiro, provocou: “Você acha que faz?”. Imediatamente, o jovem respondeu: “Só sei se eu tentar”. O senhor emprestou as ferramentas e doou um tronco de madeira para que ele iniciasse seu trabalho. No primeiro dia, um “peão” conseguiu ser fabricado. No dia seguinte, mais um e metade de outro. Em 15 dias, o jogo completo estava pronto. “Ainda hoje não tenho xadrez na minha casa. Vendi rapidamente por R$ 450”, lembra Nil.  

“Isso me incentivou a fazer mais e mais. Se é o primeiro, o segundo e o terceiro vão ser melhores”, acredita o artesão. Depois de três anos conciliando a fabricação de pães e peças de artesanato, Nil largou a padaria e foi viver da madeira. “Ainda hoje estou aprendendo”, acredita. Sua característica é manter as peças “cruas”, sem pintura, dando destaque ao acabamento. Além disso, trabalha com um tom caricatural de personagens como São Jorge e Lampião e Maria Bonita.

Serviço
Exposição “Ai Weiwei Raiz”. Até dia 20 de janeiro de 2019 no edifício Oca, Parque Ibirapuera, São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera). Visitação: de terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. Ingressos: R$ 20 (inteira). 

Contato de Nil Morais: (88) 98829-0591