Pagamento pelo WhatsApp com cartão de crédito, débito e pré-pago é liberado

Atualmente, usuários da plataforma de troca de mensagens só podem realizar transferências entre pessoas físicas

Legenda: Novidade foi comemorada pelo presidente da Meta, conglomerado que detém o app, Mark Zuckerberg
Foto: divulgação

O Banco Central (BC) permitiu, nessa quinta-feira (2), que o WhatsApp disponibilize o recurso que possibilita o usuário realizar pagamentos com cartões de crédito, de débito e pré-pago para empresas através do aplicativo.

Apesar da liberação, o WhatsApp Pay não estará disponível imediatamente. Na verdade, é necessário que o início da funcionalidade seja comunicado a todos os parceiros do serviço com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Segundo o BC, esse período é necessário para respeitar os "princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação". 

Veja também

A instituição havia impedido a disponibilização do recurso de pagamento pelo aplicativo devido a barreiras impostas à Mastercard e à Visa, parceiras do WhatsApp. Atualmente, usuários da plataforma de troca de mensagens só podem realizar transferências entre pessoas físicas.

A novidade foi comemorada pelo presidente da Meta, conglomerado que detém o app, Mark Zuckerberg

As pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve", declarou perfil no Instagram, conforme o portal g1. 

Já o chefe do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, declarou que o pagamento de produtos e serviços a partir de cartões Mastercard e Visa deve ser liberado "em breve" na plataforma.

"Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários, ao mesmo tempo, em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas", afirmou, também conforme a publicação.