Google vai excluir contas pessoais com 2 ou mais anos sem uso a partir de 1º de dezembro

Medida busca ampliar segurança na internet

O Google vai excluir contas da plataforma com mais de dois anos sem uso a partir de 1º de dezembro deste ano, conforme anúncio feito nesta terça-feira (16). A medida busca amplicar a segurança na internet e deve contemplar apenas as contas pessoais. 

Assim, contas de organizações como empresas e escolas não serão afetadas, nem aquelas com assinatura Google One. A empressa anunciou que serão deletados:

  • e-mails e o perfil do Google;
  • conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda);
  • YouTube;
  • Google Fotos.

O Google detalhou que "contas abandonadas são vulneráveis e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam".

Exclusão em fases

A exclusão das contas será feita em fases, começando com aquelas que foram criadas e nunca mais utilizadas. Antes da exclusão, o Google enviará diversas notificações para avisar, incluindo o endereço de e-mail da conta e o e-mail de recuperação fornecido. 

Para não perder a conta, é preciso fazer login e ter alguma atividade, como enviar um e-mail, usar o Google Drive, assistir um vídeo do YouTube ou usar a busca do Google.