Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, tem aglomeração no Carnaval

Shows e eventos festivos estão proibidos na cidade para evitar a disseminação do coronavírus

Legenda: Mesmo com a proibição de eventos de carnaval no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia da Covid-19, foram registradas aglomerações na Praia de Pipa
Foto: Reprodução

Um dos destinos turísticos mais badalados do país, a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, registrou aglomerações neste sábado (13) mesmo sem a realização de festas de Carnaval.

O balneário, distrito do município de Tibau do Sul (78 km de Natal), teve suas estreitas ruas tomadas por turistas, que aproveitaram o período carnavalesco para curtir as praias da região.

Vídeos publicados em redes sociais mostram moradores e turistas aglomerados nas ruas, a maioria deles sem usar máscara para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Tibau do Sul neste domingo (14), mas não obteve retorno. Nas redes sociais, a prefeitura informou que agentes da vigilância sanitária estão fiscalizando e orientando as equipes de restaurantes e barracas de praia para cumprir os protocolos de segurança contra a Covid-19.

As ações fazem parte da Operação Carnaval Seguro e Sem Aglomeração em Tibau do Sul, que duram até a próxima quarta-feira (17).

Um decreto municipal proibiu a realização de shows e eventos festivos na cidade. A prefeitura também instalou barreiras sanitárias principais nas entradas e saídas da praia de Pipa.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN), que atua em parceria com as prefeituras para fazer valer as medidas restritivas, informou que tem realizado um trabalho de orientação da população e dos visitantes para evitar aglomerações.

"Em geral, fazemos apenas um trabalho de orientação. Atuamos de forma mais enérgica apenas em situações que tendem a fugir dos parâmetros de segurança e civilidade", explica o tenente-coronel Eduardo Franco, chefe do setor de comunicação da PM-RN.

De acordo com a Polícia Militar, foram registradas neste sábado aglomerações em 16 localidades do estado, principalmente em cidades e distritos do litoral.

Em Natal, a polícia flagrou festas em casas e condomínios do bairro Redinha Nova e precisou intervir para encerrar as aglomerações.

O Rio Grande do Norte registrou até o último sábado (13) mais de 149 mil casos da Covid-19 e 3.412 mortes provocadas pela doença.