Governo Bolsonaro quer anunciar 'fim da pandemia' nesta quinta-feira (31)

A decisão estaria sendo analisada por Marcelo Queiroga, do Ministério da Saúde

Escrito por Redação ,
Legenda: A análise do pedido está nas mãos do Ministério da Saúde
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo de Jair Bolsonaro deseja anunciar, ainda nesta quinta-feira (31), a mudança do status da Covid-19 de pandemia para endemia no Brasil.  A decisão, segundo o colunista Lauro Jardim, estaria nas mãos do Ministério da Saúde.

Com a mudança, a doença causada pelo coronavírus deixaria de ser tratada como emergência de saúde pública. Uma das alterações, por exemplo, seria a obrigatoriedade do uso de máscaras, que poderia ser relaxada com maior facilidade.

Veja também

Ainda de acordo com o colunista do O Globo, a ideia da gestão de Bolsonaro seria revogar também outras medidas restritivas que foram postas em vigor em 2020 por conta da Covid-19.

Portarias

Além da derrubada da obrigatoriedade do uso de máscara, essa decisão também estaria ligada à abolição da proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior. 

Ao todo, 200 portarias estariam sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga. Nesse sentido, também seria autorizada a suspensão da exigência de testes de Covid para quem desembarca no Brasil, algo que ainda vale por via aérea e marítima atualmente. 

Assuntos Relacionados