Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é feriado ou não? Saiba mais sobre

Data ressalta a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia, assim como da liberdade de informação

Escrito por Redação ,
Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
Legenda: A liberdade de imprensa e o direito dos cidadãos à informação são uma garantia aos brasileiros perante a Constituição Federal
Foto: Shutterstock

O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado neste 7 de junho. A data ressalta a importância do livre exercício do trabalho dos profissionais da mídia e de veículos de imprensa, assim como da liberdade de informação, indispensável para a construção da democracia.

História

Esse dia foi escolhido para marcar o calendário nacional porque em 7 de junho de 1977, durante a ditadura militar, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a instauração de uma imprensa livre no Brasil.

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é feriado?

Não. Apesar da importância da data para o exercício da cidadania e democracia no Brasil, o dia 7 de junho não é decretado oficialmente como feriado nacional.

Veja também

Direito de acesso à informação

A liberdade de imprensa e o direito dos cidadãos à informação são uma garantia aos brasileiros perante a Constituição Federal. 

Nela, é assegurado que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral.

A imprensa tem um papel fundamental para o exercício desse direito de liberdade, assim como tem uma obrigação com a ética.

Assuntos Relacionados