Brasil ultrapassa 1 milhão de casos de dengue; 207 mortes pela doença foram confirmadas

O número aumentou em quase 400% em um ano, se comparado com dados do mesmo período de 2023

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Brasil ,
Aedes aegypti
Legenda: A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada

Só nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil já registrou mais de um milhão de casos prováveis e confirmados de dengue, segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. O número aumentou em quase 400% em um ano, se comparado com os dados do mesmo período do ano passado, quando o País tinha registrado 207,4 mil casos.

De acordo com o banco de dados da pasta, até o momento, foram confirmadas 207 mortes pela doença e outras 687 estão em investigação. Em 2023, nesse mesmo período, haviam sido registrados 149 óbitos.

Em entrevista recente ao Diário do Nordeste, publicada no último domingo (25), o secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Silva Lima Neto — conhecido como Tanta —, destacou que o Brasil vive uma epidemia puxada, principalmente, por estados do centro-sul, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Nessas localidades, ele explicou, há maior suscetibilidade ao sorotipo 2 do vírus da dengue, que é o que está circulando no momento. No Ceará, por outro lado, parte da população está “imunizada naturalmente” para esse sorotipo devido a uma exposição prévia ao vírus.

Veja também

Idosos concentram os casos mais graves

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, recentemente alertou para o alto número de casos graves de dengue no país — sobretudo entre idosos com algum tipo de comorbidade. A declaração foi dada nessa quarta-feira (28), em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

"Esse é nosso pior pico dos últimos anos", disse Ethel. "Precisamos pensar em uma entrada diferenciada para esses idosos no sistema de saúde. Uma porta de entrada para diagnóstico inicial e, para os pacientes que já estão com dengue e apresentaram piora no quadro, outro tipo de atendimento. Eles não podem competir com todos os outros para serem avaliados", disse. São mais de 7,7 mil casos considerados grave e com sinais de alarme, conforme dados do Ministério.

De acordo com a secretária, apesar do aumento de casos graves, o País registra menor letalidade provocada pela dengue. Os principais sorotipos que circulam neste momento, segundo ela, são o 1 e o 2, mas há registros do tipo 3 e do 4. No ano passado, o principal sorotipo em circulação era o 2.

Assuntos Relacionados