Anvisa cancela autorização concedida a spray nasal israelense contra a Covid-19

Agência alega que não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia contra a coronavírus

Escrito por Redação ,
Spray Nasal
Legenda: Anvisa cancela autorização de notificação do spray contra a Covid-19
Foto: AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (19), a autorização de notificação do spray nasal Taffix, por falta de estudos que comprovem sua eficácia contra a Covid-19. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

O spray israelense, do tipo antiviral, é fabricado pela empresa Nasuspharma e prometia eficácia na prevenção contra o coronavírus

Veja também

"Após receber a autorização de notificação, o produto apresentou alegações de ser bloqueador de vírus dentro da cavidade nasal e ser altamente eficaz no bloqueio de vários vírus respiratórios, incluído o Sars-CoV-2. No entanto, não foram apresentados estudos clínicos que comprovem eficácia para esse fim, o que torna necessário o seu cancelamento imediato", disse a Anvisa. 

As empresas que desejarem regularizar sprays antivirais, conforme a Agência, “devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos”.

Notificação de produtos para a saúde

A notificação é a forma como a Anvisa regulariza produtos para saúde isentos de registro. O regime de notificação dispensa análise técnica prévia para regularização do produto, desde que requisitos documentais sejam atendidos pelas empresas solicitantes.

“Uma vez que o peticionamento seja realizado, o processamento dessas solicitações passa por rito inicial puramente administrativo, até a emissão do número de notificação. Posteriormente, a Anvisa realiza auditorias periódicas no banco de dados de produtos para saúde notificados, como forma de verificação de conformidade”, justifica a agência.

Assuntos Relacionados