A Polícia Civil de São Paulo investiga as circunstâncias do furto de um veículo contendo material radioativo na capital paulistana, crime cometido na última segunda-feira (1º).
Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o veículo transportava fontes radioativas, que estavam acondicionadas em embalagens de chumbo, que blindam o material e evitam qualquer irradiação para o ambiente.
Porém, o órgão alerta: "A manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde".
A CNEN, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, indica que, caso alguém encontre o material radioativo, "mantenha distância segura" e entre em contato com a Polícia e com o órgão pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.
Veículo está sinalizado
Ainda conforme a CNEN, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
O caso foi registrado inicialmente como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP), na Zona Leste de São Paulo, segundo o portal g1. Até a manhã desta sexta-feira (5), o veículo e o material não tinham sido localizados, e nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido.