Vacina contra Covid-19 para bebês chega ao Brasil

Na segunda-feira (31), será divulgada nota técnica com orientações para aplicação, público-alvo e dados sobre a distribuição

Pouco mais de um milhão de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 chegaram, na madrugada desta quinta-feira (27), ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). As doses são destinadas a crianças entre seis meses e três anos de idade.

O lote de imunizantes deve, ainda, passar pela análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) antes de ser distribuído aos municípios brasileiros. 

Na segunda-feira (31), será divulgada nota técnica com orientações para aplicação, público-alvo e também dados sobre a distribuição proporcional para cada estado.

A aplicação da vacina pediátrica será priorizada em crinças com comorbidades, dentro da faixa etária especificada. A vacina é dez vezes menos concentrada do que a feita para os adultos e, ao todo, serão três doses aplicadas. "Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, informou o Ministério da Saúde.

A vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado para crianças de seis meses a quatro anos. 

Morte de crianças

Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nos dois primeiros anos da pandemia, a Covid-19 foi responsável pela morte de 1.439 crianças menores de 5 anos. Isso dá uma média de duas mortes por dia.

Ainda de acordo com a  Fiocruz, as crianças menores de um ano são as mais vulneráveis, pois representam a metade dos óbitos por Covid na faixa etária abaixo dos cinco anos.