A cidade de Porto Alegre foi atingida por uma tempestade intensa, na noite dessa terça-feira (16). Devido ao fenômeno, a capital gaúcha registrou diversos pontos de alagamentos e inundações, além de queda de granizo e falta de energia.
Não havia registros de mortos ou feridos até a publicação desta matéria.
A chuva pode persistir nesta manhã de quarta-feira (17), já que o Estado está com alerta laranja de perigo de tempestade, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nas redes sociais, internautas compartilharam registros do temporal. Nas imagens, é possível observar que árvores foram derrubadas pela intensidade do fenômeno, interrompendo o trânsito em algumas vias.
VÍDEOS DE TEMPESTADE EM PORTO ALEGRE
Vento com força de furacão em Porto Alegre. A situação é caótica. pic.twitter.com/pW45MEEJxJ
— Pedro Boletto (@peboletto) January 17, 2024
Durante o temporal em Porto Alegre pic.twitter.com/xnWpXDW3nA
— Jeferson Albuquerque (@Jefersonta82) January 17, 2024
Centro Histórico de Porto Alegre há pouco! pic.twitter.com/xem7hvt2MM
— Carlos Latuff (@LatuffCartoons) January 17, 2024
Caos por absolutamente todos os lugares de Porto Alegre. Nem acredito que consegui chegar em casa 🙏🏼 pic.twitter.com/NvSObg8Teo
— anaj (@janahseimais) January 17, 2024
Chuva afeta funcionamento de hospitais
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 12 unidades, entre hospitais, unidades de pronto atendimento e institutos médicos, foram atingidos pelas chuvas da madrugada
Na Capital, um dos mais afetados foi o Hospital São Lucas da PUC, onde o telhado foi arrancado e o teto de dois leitos de UTI desabaram, fazendo com que os pacientes fossem remanejados. A emergência e o Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital também sofreram com alagamentos, e dez leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão temporariamente inutilizados. Segundo a secretaria, cirurgias devem ser restringidas ou suspensas nos próximos dias até o restabelecimento do local.
Em outros locais, como o Hospital de Pronto Socorro, o problema foi o retorno da rede de esgoto dentro da unidade, e no auditório do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas os vidros foram quebrados pela ventania. Ambos também registram pontos de alagamentos.
Diversos outros hospitais também registraram alagamentos, infiltrações e falta de energia,
Falta de energia e de água
A cidade registrou quedas no fornecimento de energia. Até a publicação desta matéria, a concessionária de energia CEEE-Equatorial não havia informado o número de clientes sem luz.
A falta de energia afetou a distribuição de água na cidade. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus está sem energia.
Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) alertou a população para evitar áreas de risco e que siga as recomendações da Defesa Civil. Esta orienta os moradores a fechar bem portas e janelas, retirar eletroeletrônicos da tomada, evitar banhos de chuveiro elétrico e não carregar o celular, além de evitar estacionar junto a placas e torres.