Skaf e Doria seguem líderes na disputa pelo governo paulista, diz Ibope

Candidato Márcio França (PSB) registrou aumento mais uma vez

Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) continuam tecnicamente empatados em primeiro lugar, diz a mais recente pesquisa eleitoral Ibope/Estado/TV Globo, divulgada nesta terça-feira, 25. Skaf aparece com 24% e Doria, com 22%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. Em relação à pesquisa Ibope anterior, divulgada em 19 de setembro, Skaf ficou estável e Doria oscilou negativamente em um ponto.

O candidato Márcio França (PSB) registrou aumento mais uma vez e chega mais perto dos adversários, em terceiro lugar, com 12% - o atual governador paulista cresceu três pontos em relação à pesquisa anterior. Em seguida, o levantamento mostra o candidato Luiz Marinho (PT), que oscilou negativamente de 8% para 6%; e Major Costa e Silva (DC), com 4% - dois pontos a mais em relação ao levantamento anterior, dentro da margem de erro. Mais atrás, vêm Professora Lisete (PSOL), com 2%, e Marcelo Candido (PDT), Professor Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB), Toninho Ferreira (PSTU), Rogério Chequer (Novo) e Lilian Miranda (PCO), cada um com 1%. 

Se considerada a intenção de voto espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Doria aparece com 9% - oscilação negativa de um ponto em relação à última pesquisa. Skaf segue empatado tecnicamente, com 10%, oscilando um ponto para cima. 

O terceiro lugar é de França, com 6% das intenções, oscilação positiva de dois pontos em comparação ao levantamento de 19 de setembro. Marinho tem 3%, um ponto acima da pesquisa anterior. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 23%; entrevistados que não souberam ou não quiseram responder foram 45%.

O Ibope também pesquisou como seria um segundo turno entre Doria e Skaf. Nesse cenário, Skaf abriu uma diferença de oito pontos em relação ao adversário - o emedebista ficaria com 39%, um ponto porcentual a mais do que na última pesquisa, contra 31% do tucano, que caiu três pontos. Isso significa que, mesmo considerando a margem de erro, Skaf seria o vencedor se o segundo turno fosse hoje. Brancos e nulos somam 23%. Já os que não sabem ou não responderam representam 7%.

Rejeição

O candidato com o maior índice de rejeição continua sendo o ex-prefeito João Doria, com 33%. O número oscilou um ponto para cima em relação à pesquisa eleitoral do dia 19 de setembro. Paulo Skaf também continua no segundo lugar dentre os mais rejeitados, com 19% - oscilando um ponto para baixo em comparação ao último levantamento. 

Luiz Marinho está logo atrás, com 18%, um ponto a menos que na última pesquisa. Márcio França está com a rejeição estagnada em 11%. É o mesmo índice de Major Costa e Silva, que apresentou queda de três pontos porcentuais na taxa de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum; e de Toninho Ferreira, que caiu dois pontos. 

A lista de rejeição segue com Professora Lisete (8%), Rodrigo Tavares (8%), Rogério Chequer (7%), Marcelo Candido (7%) e Professor Claudio Fernando (6%). Dos entrevistados, 5% disseram que poderiam votar em qualquer candidato e 25% não sabiam dizer ou não responderam.

Senado

O candidato Eduardo Suplicy (PT) continua a liderar a corrida ao Senado, com 28% das intenções de votos. O petista oscilou negativamente em relação à pesquisa anterior, quando tinha 29%. A segunda vaga de senador está em disputa entre ao menos três nomes. Mara Gabrilli (PSDB) subiu cinco pontos e agora tem 15% das intenções de voto. É o mesmo índice de Major Olímpio (PSL), que ganhou três pontos em relação à pesquisa anterior. Mário Covas Neto (Podemos) está tecnicamente empatado com os dois, com 13% - um a menos que na última sondagem.

Um pouco mais atrás, vem Ricardo Tripoli (PSDB), com 10%, ganho de três pontos em relação ao levantamento anterior. Maurren Maggi (PSB) está com 9%, estagnada em relação à última pesquisa. Mesma situação de Cidinha (MDB), que continua com 6%. Os demais candidatos atingiram no máximo 4%. Brancos e nulos chegam a 24%; 37% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro de 2018. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 96 municípios. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

A pesquisa foi contratada pelo Estado e pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº SP-09074/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-01797/2018.