Um professor brasileiro foi preso na Colômbia, na última sexta-feira (3), suspeito de estuprar uma criança por mais de três anos. A detenção contou com a atuação da Polícia Federal e foi efetuada a partir de investigações da Polícia Civil do Distrito Federal.
No Brasil, o homem atuava na área de educação física e ganhou a confiança da família da criança, conforme a apuração policial. Já durante sua permanência na Colômbia, ele chegou a atuar como professor de futebol infantil.
A investigação aponta que o acusado estava foragido desde que teve ciência da denúncia registrada pela mãe da vítima, em novembro de 2023, após anos de abusos.
A ação foi coordenada entre as autoridades policiais colombianas, a Ameripol e a Interpol, além da PF. A cooperação internacional envolveu a inclusão do foragido em lista de Difusão Vermelha da Interpol, o que possibilitou sua localização e detenção, segundo a Polícia Federal.
Com a prisão, as autoridades brasileiras darão início ao processo de extradição para que ele seja transferido ao Brasil e possa responder pelos crimes cometidos.
“A ação reforça a importância da cooperação internacional no combate a crimes graves, como o abuso sexual infantil, e reafirma o compromisso das autoridades brasileiras e internacionais na proteção de crianças e adolescentes”, ressaltou a PF.