Plataforma monitorará registro de mulheres

São Paulo. Os partidos políticos serão monitorados durante as eleições pela plataforma digital "Carlota Presente", que pretende checar se as candidaturas de mulheres lançadas são legítimas e estão recebendo recursos do Fundo Eleitoral como determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas última eleições, foram registradas fraudes nas candidaturas femininas, já que os partidos são obrigados a reservar pelo menos 30% das vagas para as mulheres. No entanto, para cumprir a exigência, os partidos lançaram "candidatas fantasmas".

"É uma solução tecnológica contra o boicote às candidaturas femininas", disse uma das idealizadoras da plataforma, a advogada Paula Bernardelli.

O projeto venceu uma concorrência organizada pelo grupo Mulheres do Brasil, e o site deve entrar em operação em, no máximo, dois meses. Para determinar se a candidatura é real e está recebendo apoio da legenda, o site vai checar dados públicos disponibilizados pelo TSE, como a prestação de contas das candidaturas e as atividades de campanha das candidatas. "Acreditamos que estará no ar entre um e dois meses", disse Paula.