Mais de 537 mil casas seguem sem energia em SP três dias após tempestade

Enel atualizou números em boletim divulgado nesta segunda-feira (14)

Cerca de meio milhão de imóveis da Grande São Paulo segue sem energia elétrica após a tempestade da última sexta-feira (11), segundo apontou boletim da Enel divulgado na manhã desta segunda-feira (14). Na capital, são 354 mil clientes sem luz, a maioria entre o número geral estipulado pela companhia.

As outras cidades são Cotia (36,9 mil imóveis), Taboão da Serra (32,7 mil imóveis) e São Bernardo do Campo (28,1 mil imóveis). Os números revelam que 1,5 milhão de casas tiveram a energia restabelecida até o momento.

A região mais afetada pela tempestade foi a zona Sul de São Paulo, principalmente Jardim Catanduva, Campo Limpo e Campo Grande. São exatamente os moradores desse bairro que ainda relatam a falta de energia até esta segunda-feira (14).

Sem previsão

Apesar dos transtornos, a Enel informou, por meio de nota, que não há previsão exata de retorno da energia. O órgão aponta que "segue trabalhando para restabelecer o fornecimento".

Conforme os dados fornecidos pela concessionária, 17 linhas de transmissão foram afetadas. Darcio Dias, diretor de operações da Enel, declarou, em entrevista à TV Globo, que a situação é mais grave que a de novembro de 2023.

Além dos moradores, vinte e nove escolas estaduais estão sem energia, enquanto cinco escolas tiveram aulas canceladas por conta dos danos estruturais causados pelas fortes chuvas. 

Por conta da demora no restabelecimento de energia, a Enel deve ser intimada, já que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica a resposta da concessionária ficou "aquém do esperado".