Uma aposentada paulista perdeu R$ 40 mil em um golpe aplicado por uma pessoa que se passou pelo ator coreano Park Bo-Gum. Ela procurou o Consulado-Geral da Coreia do Sul em São Paulo para fazer a denúncia e relatou que fez vários empréstimos enganada pela falsa promessa de que o artista viria ao Brasil.
A mulher, que preferiu não ser identificada, é fã de séries e filmes da cultura sul-coreana. "Me atolei. Estou falida, negativada, minha vida está um caos. Não tenho nem o que comer, para falar a verdade. Sou aposentada e, infelizmente, caí nesse golpe", desabafou a vítima em entrevista ao G1.
O criminoso, que o Consulado acredita ser brasileiro, disse que viria ao Brasil conhecer a fã, mas com a condição de que ela fizesse transferências para ele pagar uma suposta multa contratual à empresa que o agenciava.
Ameaças
O contato com o perfil falso começou em janeiro, quando a aposentada aceitou a solicitação de um perfil na rede social que ela acreditava ser de Park Bo-Gum. A conta pediu que eles se correspondessem por e-mail.
Durante as conversas, que eram em português, o golpista expressou seu desejo de ir ao Brasil e começou a pedir o dinheiro. Em dado momento chegou a exigir o pagamento do dinheiro, sob ameaça de divulgar fotos íntimas da mulher.
"Ele começou a falar que queria vir para o Brasil para me conhecer, daí ele enviou o e-mail da [nome da agência]. Eu mandei o e-mail para eles [agência], daí foi onde começaram as cobranças. Sei que, nessa 'brincadeira', perdi quase R$ 40 mil", comenta.
A vítima conta que chegou a bloqueá-lo após perceber o golpe, mas ele criou novas contas para assediá-la: "Eu vou fazer você chorar porque eu vou fazer você se tornar uma pedra rejeitada em sua área porque você merece".
"Eu sou 100% real, não é falso, mas você nunca acreditou. Você sempre pensa que sou um golpista, mas eu não sou, você definitivamente vai se arrepender quando você finalmente souber que eu sou real Park Bo-gum de carne e osso", disse o golpista.
Consulado emite alerta
Nesta segunda-feira (19), o Consulado Geral da República da Coreia emitiu nota alertando sobre a extorsão sofrida pela vítima. O órgão diz que tomou conhecimento do caso no dia 9 de setembro.
"Acredita-se que o autor do crime seja um brasileiro que, agindo de má-fé, teria se passado pelo artista. Infelizmente, a vítima caiu no golpe tendo prejuízo financeiro e se endividando", diz o comunicado.
O Consulado alertou a população que "desconfie de perfis de redes sociais que entram em contato apresentando-se como celebridades". Na nota, eles ainda destacam que artistas coreanos e agências "nunca exigem quantias em dinheiro".
Para o G1, o órgão informou que, desde julho deste ano, sete casos parecidos foram reportados a eles. Casos suspeitos devem ser registrados em Boletim de Ocorrência (B.O) ou contato direto com a Embaixada e/ou Consulado.
"O Consulado manifesta a sua estima a todos os fãs da cultura coreana, e os alerta para que tomem precauções, evitando serem vítimas de golpes", finaliza o texto.