O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de outubro, ainda que alguns estados e municípios se dividam entre considerar a data um feriado ou não. A figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, segue como o principal nome citado na data, que visa refletir sobre a história brasileira e promover a igualdade racial.
No Ceará, a data não é considerada feriado, mas em outras localidades ela também chega a ser considerada ponto facultativo em instituições públicas e privadas.
Confira lista dos locais em que 20 de novembro é feriado no Brasil:
Mato Grosso
A data é feriado na capital, Cuiabá, e em todas as cidades do Estado, conforme a Lei nº 7.879, criada em 2002.
João Pessoa (Paraíba)
Na capital da Paraíba, a data é considerada um feriado, diferente dos outros municípios do Estado em questão.
Amapá
Todas as cidades do Amapá, assim como a capital, Macapá, celebram a data como feriado conforme determinação da Lei Estadual nº 1169, de 2007.
Amazonas
Desde 2010, todos os municípios do Amazonas celebram o feriado do Dia da Consciência Negra por conta da lei estadual nº 84.
Rio de Janeiro
Assim como na capital, os outros municípios do Rio também comemoram como feriado o Dia da Consciência Negra. A data é prevista pela lei estadual nº 4.007, de 2002.
São Paulo
O Dia do Consciência Negra foi definido como feriado estadual em São Paulo no mês de setembro deste ano. A base está na Lei nº 17.746.
No Brasil
Outros estados não têm a data valendo como feriado para todos os municípios. Confira abaixo algumas dessas cidades:
- Alagoinhas, Camaçari e Serrinha (Bahia);
- Cariacica e Guarapari (Espírito Santo);
- Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia (Goiás);
- Pedreiras (Maranhão);
- Betim, Guarani, Além Paraíba, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba (Minas Gerais);
- Corumbá (Mato Grosso do Sul);
- Porto Nacional (Tocantins).