Uma criança de apenas quatro anos morreu após ser atacada por um cachorro pitbull, enquanto brincava no quintal de casa. O caso aconteceu no último sábado (12), no município de Nova Venécia, no Espírito Santo. O menino, identificado como Heitor Livramento Cardoso, chegou a ser levado ao hospital pelo pai, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Polícia Militar, a família estava em casa, por volta das 15h, quando o pai, William Cardoso, saiu de casa para visitar um vizinho. A mãe, Lorrayne de Souza Livramento, estava dormindo. Foi nesse momento que a criança teria ido até o quintal, onde estava o pitbull, para brincar.
Quando retornou, William percebeu que o filho estava sendo atacado pelo cão e buscou intervir rapidamente. Devido à gravidade dos ferimentos no pescoço e na cabeça, a criança logo foi levada ao Hospital São Marcos, onde deu entrada já sem vida.
Em depoimento ao g1, uma familiar que decidiu não se identificar disse que o cachorro estava na família há oito anos e que o estouro de fogos de artifício pode ter sido a causa para o comportamento agressivo do animal.
"O cachorro era dócil, era bem cuidado. Porém, na cidade havia festa de Nossa Senhora Aparecida. A gente acredita que talvez por conta de fogos ele deve ter ficado agitado, mas não é nada certo", afirmou.
A Prefeitura de Nova Venécia publicou uma nota de pesar pelo falecimento da criança.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação e do CMEI Luzia Alves de Lima, expressa suas mais sinceras condolências pelo falecimento de Heitor Livramento Cardoso. Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos neste momento de profunda dor e tristeza
Heitor foi sepultado e enterrado no município nesse domingo (13). O momento contou com a presença de amigos e familiares que prestaram solidariedade aos pais da criança.
Pitbull foi morto por vizinho
Pouco tempo depois de Heitor ser levado ao hospital, um vizinho e amigo do pai da criança se prontificou a buscar os documentos da família, solicitados pela unidade de saúde. O homem, que é policial militar, afirmou aos policiais que teria sido atacado pelo pitbull ao entrar no quintal da casa.
Neste momento, testemunhas tentaram segurar o cachorro e o aquietar com socos e pauladas, mas sem sucesso. Foi então que o vizinho disparou dois tiros no animal, que veio a óbito.
Segundo o g1, quando questionado sobre cachorro, o vizinho disse que foi para o hospital logo em seguida e não soube responder sobre o paradeiro do animal.