O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou nesta segunda-feira (16) mudanças no acesso à plataforma Currículo Lattes. A intenção é deixar o sistema mais seguro, após o apagão de dados registrado em julho de 2021. As informações são do G1.
Para acessar a página, uma nova senha deve ser registrada pelo usuário. Também é possível usar os dados da conta gov.br. O CNPq diz que não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou as suas bases de dados.
Comunidades científicas chegaram a recomendar neste domingo (15) que os usuários fizessem backup de seus currículos antes da mudança tecnológica, com receio de que alterações pudessem trazer perdas de dados.
Veja como acessar o novo Lattes
Para acessar no novo Lattes, basta entrar no site do CNPq e digitar o CPF e a senha cadastrados no sistema antigo. Depois disso, o sistema exibirá uma janela de mudança de senha. É preciso digitar um novo código, seguindo os critérios de segurança exigidos.
Em seguida, o usuário deve confirmar a senha e clicar em "ok", sendo direcionado à página inicial do portal do CNPq. Para atualizar seu currículo, basta clicar em "Seu Currículo Lattes", no menu à esquerda.