Um ciclone extratropical pode atingir o Brasil nesta semana, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24).
Esse tipo de ciclone é caracterizado por condições climáticas instáveis, que se manifestam em forma de chuvas intensas e ventos fortes. Ele deve afetar o oeste e o sul do estado brasileiro. Os ventos podem variar entre 50 e 70 km/h, com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h nas regiões mais impactadas.
Na quinta-feira (24), o ciclone se intensificará ao se deslocar pelo Uruguai e norte da Argentina, continuando sua trajetória em direção ao Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ainda destaca que o ciclone poderá trazer tempestades para o oeste do Paraná e o centro-oeste de Santa Catarina.
As áreas mais afetadas por chuvas intensas e ventos fortes serão aquelas próximas ao Uruguai, norte da Argentina e Paraguai. Em outras partes do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, haverá ventos e chuvas, mas com intensidade menor.