Chuva de meteoros Tau Herculids é avistada no céu do Brasil; veja imagens

A estimativa da Nasa era de que entre 10 mil e 100 mil aerólitos pudessem ser avistados por hora no mundo

Uma chuva de meteoros, intitulada de Tau Herculids, pode ser acompanhada no céu do Brasil na madrugada desta terça-feira (31). A estimativa da agência espacial norte-americana, Nasa, era de que entre 10 mil e 100 mil aerólitos puderam ser avistados por hora no mundo. 

Conforme a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), no País pode ser observado cerca de 10% a 50% do fenômeno. A Região Norte e o estado do Rio Grande do Sul realizaram registros nítidos dos meteoros.

Estavam previstos dois "surtos" da chuva de meteoritos, conforme a instituição. A primeira começou por volta das 0h11, no horário de Brasília. Momento em que a Terra atravessou as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P em 1892 e 1941.

Já o segundo episódio ocorreu por volta das 2h05, se intensificando às 3h, com imagens nítidas de rastros de meteoros. Nesse intervalo, o Planeta atingiu a densa trilha lançada pela ruptura do 73P em 1995, quando o núcleo se partiu em alguns grandes blocos. Na época, a ocorrência gerou um aumento de brilho de 600 vezes a magnitude média normal do astro.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste