Campanha alerta para os riscos da exposição de crianças em exames de tomografia por imagem

Alerta

Uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem como tomografias computadorizadas e raios X. A proposta é estimular o uso racional dessas ferramentas, contando com o apoio de pais e profissionais de saúde.

Saber

São Paulo ganha 1º Colégio Militar

Portaria O comandante do Exército, geral Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, assinou portaria para a criação do primeiro Colégio Militar de São Paulo, que deve começar a funcionar em 2020. O sistema Colégio Militar do Brasil conta com 13 unidades em diversos estados do País, com turmas para os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e médio. Atualmente, estudam nessas escolas 15 mil jovens, filhos de civis e militares. O desempenho dos alunos das escolas do Exército em avaliações nacionais é superior ao restante das escolas.

Mãe morre asfixiada pela filha

Petrópolis A estudante Paloma Vasconcelos, de 21 anos, está presa desde o último sábado, acusada de matar a própria mãe asfixiada, em casa, após usar formol para deixá-la sem reação. Paloma morava com a mãe - a empresária Dircelene Botelho Garcia, de 51 anos- e o padrasto em uma casa em Petrópolis, na Região Serrana fluminense. Segundo a Polícia Civil, Paloma confessou o crime, que praticou junto com o namorado, Gabriel Molter, de 26. Ele também está preso. Paloma alega que em 2017 engravidou do namorado e a mãe a obrigou a abortar.

Caso Marielle tem avanço no MP-RJ

Assassino Autoridades conhecem o biotipo do homem que atirou na vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL) e no motorista Anderson Gomes, informou o Ministério Público do Rio (MP-RJ). Foram identificados também novos locais por onde o carro do criminoso passou na noite do crime, após a análise de milhares de imagens de câmeras de segurança. Os progressos na investigação foram comunicados aos pais de Marielle e à viúva de Anderson em reunião na terça-feira. A viúva de Marielle, Mônica Benício, não compareceu.

Dados

20 bi de reais podem ir para a saúde

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski considerou incorreto o cálculo do gasto mínimo do governo federal com Saúde em 2016 e determinou a compensação dos valores que deixaram de ser aplicados. A decisão foi em resposta a uma reclamação constitucional proposta em maio e, se mantida, pode representar um aporte de R$ 20 bilhões para o setor até 2036.

78% dos caminhoneiros estão acima do peso

Um levantamento nos dois dos principais corredores viários de São Paulo aponta que 78% dos caminhoneiros estão acima do peso. Dos 5.314 motoristas abordados entre janeiro e setembro, 4.167 apresentaram alteração no Índice de Massa Corporal (IMC) acima do padrão de saúde definido como ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

2 são mortos por paciente em surto

Um paciente de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos matou a machadadas um funcionário e um interno, em São Sebastião (SP). O homem foi preso. Os crimes foram cometidos durante um surto psicótico, diz a Polícia.