O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil subiu para 73, confirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com o titular da pasta, o total de casos suspeitos também avançou para 907. No último dia 9 de março, o Brasil tinha 25 confirmados de Covid-19 e 663 casos suspeitos em análise.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (11), que há uma pandemia do novo coronavírus em curso no mundo.
O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
"Consideramos que a covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
Entretanto, em reunião com os países membros, nesta quinta, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a pandemia do novo coronavírus é "controlável". em reunião nesta quinta-feira (12) com os países membros.
Apesar disso, reconhece que é necessária uma "maior vigilância para identificar, isolar, diagnosticar e tratar cada caso e romper a cadeia de transmissão". Tedros também demonstrou preocupação porque "alguns países não estão enfrentando a ameaça com o compromisso político necessário".
Impacto global
O novo corona vírus tem provocado impactos globais e nos mais diversos segmentos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que 'todas as viagens' da Europa cujo destino seja o país estão sendo suspensas por 30 dias. O objetivo é conter a contaminação do novo coronavírus. A medida foi divulgada durante discurso do presidente na noite desta quarta-feira (11).
Nesta quarta-feira (11), a Índia suspendeu todos os vistos de turismo até 15 de abril e afirmou que colocará em quarentena os viajantes vindos de sete países afetados pelo vírus em uma tentativa de conter a propagação do novo coronavírus. A suspensão dos vistos começará em 13 de março.
O governo argentino ordenou um isolamento obrigatório por 14 dias às pessoas que entrarem no país vindo de regiões mais afetadas pelo novo coronavírus, informou o presidente Alberto Fernández, nesta quarta-feira.