Piruinha, bicheiro da antiga cúpula do Rio de Janeiro, irá a júri popular por homicídio qualificado, nesta terça-feira (9). O contraventor, de 94 anos, ganhou notoriedade nacional após participar do documentário "Vale o Escrito", da Globoplay. O bicheiro foi preso em maio de 2022, mas está em prisão domiciliar desde 2023.
Conforme a CNN, devido aos problemas de saúde, José Caruzzo Escafura irá participar da audiência por videoconferência.
Desde 2023, Piruinha está em prisão domiciliar. Ele havia sido internado após sofrer uma fratura no fêmur no banheiro da prisão. O contraventor foi preso em 2022, acusado da morte do comerciante de carros Natalino José Nascimento Espínola, o Neto, em julho de 2021.
Neto foi morto a tiros a mando de Piruinha, em 23 de julho de 2021. Os disparos teriam sido feitos pelo segurança pessoal do bicheiro, conhecido como Jeck.
Quem é Piruinha
Segundo o MPRJ, Piruinha “é um notório contraventor da cidade do Rio de Janeiro, e exerce, há décadas, o domínio do jogo do bicho que é explorado em diversas regiões da cidade”. Dentre os bairros dominados, estão Madureira, Abolição, Cascadura, Maria da Graça, Piedade e Inhaúma, dentre outros.
O órgão aponta que Piruinha arrenda outras áreas para exploração de jogos de azar para outros suspeitos em divisas com os bairros de Cascadura, Piedade, Pilares, Abolição, Quintino, Campinho e a divisa com a Praça Seca.