103 anos de Paulo Freire: confira ensinamentos marcantes do pedagogo

Pernambucano é reconhecido mundialmente pela suas contribuições à educação

Escrito por Redação ,
Paulo Freire
Legenda: Painel que homenageia Paulo Freire localizado na CUT-DF
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A data de 19 de setembro marca o nascimento do educador e filósofo Paulo Freire. Se estivesse vivo, ele teria completado 103 anos nessa última quinta-feira.

Natural de Recife, no Pernambuco, Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Ele morreu em 1997, aos 75 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.

Veja também

Apesar do seu falecimento, o pedagogo segue sendo lembrado por seus ensinamentos atualmente. Uma de suas obras mais conhecidas é "Pedagogia do Oprimido".

A partir de 2022, Freire foi considerado pela legislação o "Patrono da Educação Brasileira". O legado do educador também é reconhecido internacionalmente: ele possui títulos em 41 instituições de ensino, como nas universidades de Harvard, Cambridge e Oxford.

A seguir, confira algumas das frases e ensinamentos mais marcantes do pernambucano.

  • "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor."
  • "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."
  • "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
  • "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."
  • "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Assuntos Relacionados