Nova decisão sobre soltura dos irmãos Menendez pode sair ainda este ano, diz promotor
Lyle e Erik Menendez foram condenados em 1993 pelo assassinato dos pais, em 1989
O caso dos irmãos Lyle e Erik Menendez, que tiveram a história contada na série da Netflix "Monstros: Irmãos Menendez - Assassinos dos Pais", pode ser reavaliado na Justiça. A informação foi divulgada pelo procurador do condado de Los Angeles, George Gascón, em entrevista à People e à CNN.
Segundo o procurador, uma decisão sobre a revisão da pena tem dividido dois grupos. Um deles acredita que a decisão de manter Erik e Lyle Menendez na prisão perpétua está correta, enquanto outros defendem que eles foram molestados pelo pai e merecem alívio na pena.
Em entrevista à revista People, Gascón afirmou que acredita no fato de que os dois não são um risco para a sociedade. "Francamente, provavelmente não são há muito tempo, se é que alguma vez foram um risco. Eu acho que não é como se eles fossem matar pessoas ou roubar pessoas na rua", declarou.
Veja também
Gascón admitiu publicamente que tem sofrido pressão para mostrar clemência a Erik e Lyle Menendez. Os dois foram condenados pelo assassinato dos pais em 1993 e, agora, viraram protagonistas da série da Netflix, o que teria gerado forte apelo popular.
Esse apelo, inclusive, também teria resultado em uma necessidade de revisão das evidências do caso, incluindo alegações de abuso sexual que foram excluídas do segundo julgamento dos dois irmãos.
A revisão pode resultar em uma audiência no próximo dia 26 de novembro, algo que pode desencadear na redução da sentença de prisão dos irmãos ou até mesmo uma liberação dos dois.
Irmãos Menendez
Lyle e Erik Menendez chocaram os Estados Unidos em 1993, quando foram julgados pelo assassinato dos próprios pais, ocorrido em 1989.
Na época, os dois alegaram uma ação em autodefesa, mas não obtiveram sucesso e foram declarados culpados, permanecendo na prisão até hoje. O elenco da série conta com Javier Bardem e Chloë Sevigny no papel dos pais e a dupla Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez como os irmãos protagonistas.
Lyle tinha 21 anos e Erik 18 quando ambos atiraram fatalmente nos pais usando espingardas calibre 12. O crime ocorreu no escritório da casa da família, localizada em Beverly Hills, na Califórnia, no dia 20 de agosto de 1989.
A série "Monstros: Irmãos Menendez - Assassinos dos Pais" tem duas temporadas já disponíveis na Netflix.