Joe Biden ofende repórter sem saber que microfone estava ligado; veja vídeo

Líder democrata proferiu xingamentos ao jornalista Peter Doocy ao ser questionado sobre a inflação

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, insultou nessa segunda-feira (24) um repórter da rede de TV Fox News ao final de uma entrevista coletiva na Casa Branca.Sem notar o microfone ainda ligado, o mandatário americano chamou Peter Doocy de "imbecil filho da p...".

A ofensa ocorreu no momento em que todos os jornalistas já deixavam a sala, quando foi questionado se a inflação seria uma desvantagem política.

"É um grande trunfo. Mais inflação", ironizou Biden. "Que imbecil filho da p... estúpido", murmurou em seguida o líder democrata, que enfrenta uma forte queda de popularidade, no começo de um ano de eleições de meio de mandato em que os democratas podem perder a maioria no Congresso.

O deslize é um novo sinal de nervosismo de Biden, que tenta dar fôlego à presidência. A inflação atinge fortemente os americanos.

Veja também

Repercussão

Joe Biden foi imediatamente bombardeado com críticas de republicanos. "Tão presidencial", tuitou com sarcasmo o congressista conservador Josh Hawley, enquanto alguns de seus colegas repetiam ironicamente antigos pedidos de moderação feitos pelo presidente. 

Conhecido pelo tom incisivo de suas perguntas, o jornalista Peter Doocy levou o xingamento com humor. "Ninguém verificou ainda a veracidade de suas palavras", disse no canal em que trabalha, minutos depois do ocorrido.

Na semana passada, depois de uma longa coletiva de imprensa na qual prometeu se aproximar dos americanos, Joe Biden já havia mostrado irritação. "Que pergunta estúpida", murmurou, após ser interrogado por outro jornalista da Fox News.

Os passos em falso de Biden desde a campanha presidencial geraram dúvidas sobre seu comportamento. A maioria de seus eleitores parece perdoá-lo, considera o presidente uma pessoa compreensiva e autêntica, e acusa a imprensa de amplificar as polêmicas.

Assuntos Relacionados