Invasor do castelo de Windsor disse que pretendia matar Rainha Elizabeth

O homem, de 19 anos, revelou o objetivo em um vídeo gravado minutos antes de invadir o local

Escrito por AFP ,
Rainha Elizabeth II
Legenda: Elizabeth II, de 95 anos, passava as festas de Natal no Castelo de Windsor
Foto: AFP

Um homem detido no sábado (25), após se infiltrar no terreno do Castelo de Windsor, residência de Elizabeth II a oeste de Londres, disse em um vídeo que queria "assassinar a rainha", segundo o tabloide britânico The Sun revelou nesta segunda-feira (27). Com ele, as autoridades apreenderam uma besta, espécie de arma com um arco e flechas.

Veja também

O invasor, de 19 anos, morava em Southampton, no sul da Inglaterra. Ele foi preso no sábado, por volta das 8h30 no horário local (5h30 no horário de Brasília), depois que os alarmes da propriedade foram acionados. 

Elizabeth II, de 95 anos, passava as festas de Natal no Castelo de Windsor. Esta agora é sua residência principal. No domingo (26), a polícia disse que o homem foi internado em um centro psiquiátrico.

O jornal The Sun publicou imagens de um vídeo supostamente divulgado na conta do suspeito no Snapchat minutos antes de ele conseguir invadir o complexo real. Na gravação, ele aparece com uma besta e de suéter preto com capuz. Por trás de uma máscara branca, ouve-se sua voz: "Sinto muito pelo que fiz e pelo que vou fazer. Vou tentar assassinar a rainha Elizabeth".

Com aparentes referências à saga Star Wars, ele se apresenta como um índio sikh e diz que busca "vingança" por um massacre cometido em 1919 por tropas britânicas contra manifestantes na Índia. 

Embora não tenha confirmado a autenticidade da gravação, a polícia de Londres disse que "os investigadores estão avaliando o conteúdo de um vídeo".

As tentativas de entrar em Windsor, ou no Palácio de Buckingham, a residência habitual da rainha, localizada no coração de Londres, não são incomuns. A mais espetacular delas foi em 1982, quando um homem de 30 anos, identificado como Michael Fagan, conseguiu entrar no quarto da rainha, que estava ainda na cama.